Cães e gatos terão carteira de identidade em 2025

O Cadastro Nacional de Animais de Estimação, criado pelo Governo Federal, tem como objetivo combater o abandono de pets e auxiliar no controle de zoonoses.

O Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, sancionou a criação do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, uma iniciativa que promete fortalecer a relação entre tutores, animais de estimação e as políticas públicas de proteção animal no Brasil. Este novo sistema atribuirá um código de identificação único para cães e gatos em todo o território nacional.

Foto: Reprodução

Cães e gatos terão carteira de identidade em 2025

Previsto para ser implementado em janeiro de 2025, esse sistema permitirá que tutores registrem seus animais de forma gratuita pela plataforma Gov.br. Para efetuarem o cadastro, será necessário fornecer dados como CPF, endereço, raça, idade do animal e um histórico de vacinas e doenças.

A plataforma também emitirá uma carteirinha digital contendo a foto do pet e um QR Code, que poderá ser impresso e afixado na coleira do animal. De acordo com o presidente Lula, essa iniciativa representa um “avanço significativo no combate aos maus-tratos e ao abandono de animais, além de contribuir para o controle de zoonoses.”

Vantagens do Cadastro Nacional

O objetivo do cadastro é criar um banco de dados centralizado que facilite a identificação e a localização de tutores em situações de abandono ou maus-tratos; apoiar campanhas de vacinação e controle de zoonoses, promovendo a saúde pública e proteções aos animais; além de permitir atualizações sobre mudanças, como venda, doação ou falecimento do pet.

Essa iniciativa também deverá intensificar as ações preventivas contra surtos de doenças e guiar as políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar animal no Brasil.

Fonte: Portal AZ

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.