Busca por desaparecidos do desabamento da Ponte JK é suspensa


Operações de resgate prosseguem com embarcações e drones, enquanto mergulhos são suspensos devido ao aumento da vazão do Rio Tocantins

A Marinha do Brasil interrompeu, nesta quinta-feira (2), as atividades de mergulho e o uso de drones subaquáticos na busca por desaparecidos após o desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que liga os estados do Maranhão e Tocantins. As operações de busca continuam utilizando embarcações e drones aéreos.

A decisão de suspensão foi motivada pela necessidade de abrir as comportas da usina hidrelétrica gerida pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), em decorrência da intensificação das chuvas na região. O aumento na vazão do Rio Tocantins impactou os trabalhos subaquáticos. A medida visa regularizar o volume de água represada na hidrelétrica, que havia sido reduzido anteriormente para assegurar a segurança das operações de busca.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Ponte Juscelino Kubitschek desabou em 22 de dezembro de 2024

Até o momento, foram confirmadas 12 mortes e cinco pessoas continuam desaparecidas. Na quarta-feira (1º), a atenção foi voltada para a recuperação de uma picape S-10 que estava submersa a 42 metros de profundidade, sem vítimas identificadas no veículo.

O desabamento da ponte aconteceu em 22 de dezembro de 2024, enquanto diversos veículos, incluindo caminhões-tanque com carga de ácido sulfúrico e defensivos agrícolas, trafegavam pela estrutura. O incidente gerou preocupação com a qualidade da água do Rio Tocantins, mas até agora, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), nenhuma alteração significativa foi detectada.

A Polícia Federal está investigando as causas do colapso. O Ministério dos Transportes já anunciou o início das obras de reconstrução da ponte, com previsão de conclusão para dezembro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.