Vereadores e suplente do Piauí estão na lista suja do trabalho escravo; saiba quem são
Parlamentares eleitos no Piauí nas eleições de 2024 estão entre os nomes incluídos na lista suja do trabalho escravo, divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Essa lista expõe pessoas físicas e jurídicas flagradas mantendo trabalhadores em condições análogas à escravidão. Atualizada em outubro de 2024, ela conta com 717 registros em todo o Brasil.

Vereadores e suplente do Piauí estão na lista suja do trabalho escravo; saiba quem são
No estado do Piauí, dois vereadores e um suplente eleitos em 2024 aparecem na lista. São eles: Fabiano Francisco da Silva (MDB), da cidade de Vera Mendes; Manoel Nascimento (Republicanos), de Amarante; e o suplente Zé de Goes Calçamento (Republicanos), de Monsenhor Gil. Confira os detalhes das irregularidades atribuídas aos parlamentares no final da matéria.
Segundo o MTE, sete políticos, entre vereadores eleitos e suplentes de todo o Brasil, estão na lista. A maioria deles está concentrada na região Nordeste, com exceção de um representante do Sul. Além do Piauí, aparecem casos no Ceará, Bahia e Paraná.
Do total, quatro nomes figuram diretamente na lista como responsáveis pelas infrações, enquanto outros três possuem vínculos com empresas envolvidas. Em geral, as infrações estão relacionadas à exploração de trabalhadores em pedreiras e na extração de rochas.
Casos no Piauí
Fabiano Francisco da Silva (MDB), de Vera Mendes, é proprietário de uma pedreira onde, segundo o MTE, foram encontrados 10 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão. Eles realizavam extração manual de rochas em ambientes insalubres, sem equipamentos de proteção individual (EPIs) e sem registro em carteira. Os trabalhadores dormiam em redes e barracos precários, sem condições básicas de higiene.
Manoel Nascimento (Republicanos), conhecido como Roxo, é vereador em Amarante e também dono de uma pedreira produtora de brita. O MTE resgatou 22 trabalhadores em situação degradante no local. As condições incluíam falta de acesso à água potável e banheiros, com os empregados dormindo em barracas improvisadas de palha.
Zé de Goes Calçamento, suplente em Monsenhor Gil, está associado à Construtora Gois (hoje Construtora Máxima). A empresa foi autuada por explorar trabalhadores em condições insalubres durante a extração de rochas.
Outro lado
A equipe de reportagem do O DIA não conseguiu manter contato com os políticos citados nesta matéria. O espaço segue aberto para quaisquer esclarecimentos sobre as denúncias.
Lista suja do trabalho escravo
Conhecido como “Lista Suja”, o relatório é atualizado semestralmente e visa dar transparência aos atos administrativos decorrentes das ações fiscais de combate ao trabalho análogo à escravidão. Durante a ação fiscal da Inspeção do Trabalho, coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, são lavrados autos de infração para cada irregularidade trabalhista encontrada, que demonstram a existência de graves violações de direitos, e ainda auto de infração específico com a caracterização da submissão de trabalhadores a essas condições.
Cada auto de infração gera um processo administrativo e, durante o processamento dos autos de infração, são assegurados aos autuados garantias processuais constitucionais, como o contraditório e a ampla defesa em duas instâncias administrativas.
A atualização e divulgação do cadastro ocorre semestralmente e tem a finalidade de dar transparência aos atos administrativos que decorrem das ações fiscais de combate ao trabalho análogo à escravidão. Essas ações são executadas por auditores–fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que podem contar com a participação de integrantes da Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outras forças policiais.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo?
Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp
se mantenha atualizado com as últimas notícias.
Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.