Trump destaca ‘era de ouro’ dos EUA no Fórum Econômico Mundial em Davos
Em uma transmissão virtual, presidente dos EUA destaca conquistas econômicas e discute questões globais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou nesta quinta-feira (23) do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, por meio de uma transmissão ao vivo da Casa Branca. Em seu discurso, Trump mencionou que o mundo se tornará “mais pacífico” sob sua nova administração e elogiou o que chamou de “era de ouro” da economia americana.
Ele citou as ordens executivas assinadas nos primeiros dias de seu mandato, incluindo a declaração de emergência na fronteira e medidas de controle da imigração, que, segundo ele, fazem parte de uma “revolução do bom senso”. Trump também criticou a administração anterior, afirmando que “em quatro dias fizemos mais do que o último governo em quatro anos”.
Sobre a política internacional, o presidente indicou que as negociações com a Rússia para um acordo visando o término da guerra na Ucrânia podem já ter iniciado, expressando otimismo em se encontrar em breve com o presidente Vladimir Putin para resolver o conflito. Adicionalmente, Trump criticou a União Europeia, afirmando que os EUA têm “muitas queixas” em relação ao bloco econômico.
Na esfera econômica, Trump reafirmou sua posição de que as empresas que não produzirem seus bens nos Estados Unidos estarão sujeitas a tarifas, incentivando multinacionais a investir no país. Ele também anunciou sua intenção de solicitar à Arábia Saudita e à OPEP que diminuam os preços do petróleo.
Fonte: G1