TCE-PI participa de painéis sobre educação e políticas públicas no 23º Salipi


TCE-PI participa de painéis sobre educação e políticas públicas no 23º Salipi

O diretor de Políticas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Gilson Araújo, mediou nesta sexta-feira (13) o painel Projeto Redes do Piauí, realizado durante o 23º Salão do Livro do Piauí (Salipi), no Espaço Undime, com apoio do TCE-PI. O evento contou com a presença dos professores Carlos Mourthé e Sonia Jaconi, ambos da Universidade de São Paulo (USP), como debatedores.

Durante o painel, a professora Sonia Jaconi apresentou o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o TCE-PI e o Instituto de Estudos Avançados da USP, oficializado em abril deste ano. O projeto, intitulado “Educação e Territórios”, visa desenvolver novas abordagens na educação básica, promovendo conexões entre políticas públicas, território e aprendizagem.

Segundo o professor Carlos Mourthé, o projeto tem caráter piloto e posiciona o Piauí como referência nacional em inovação no ensino. “É uma nova forma de aprender e ensinar, baseada no vínculo com o território, com potencial para ser replicada em outros estados brasileiros”, destacou o pesquisador.

Lançamento de livro

Na sequência, também no Espaço Undime, foi realizado o lançamento do livro “Capacidades para Políticas Educacionais em tempos de crise”, de autoria de Gilson Araújo, auditor de controle externo e diretor de Políticas Públicas do TCE-PI. A obra é resultado de sua tese de doutorado em Políticas Públicas, reconhecida com o Prêmio UFPI de Melhor Tese de 2023, e conta com prefácio do cientista político Fernando Abrucio.

O painel de lançamento contou com a participação do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, do secretário municipal de Educação de Teresina, Ismael Silva, e da presidente da Undime-PI, Érica Graziele. O debate reforçou a importância de ampliar a capacidade institucional dos entes federativos na formulação e execução de políticas educacionais em contextos desafiadores.

 

Os dois painéis reforçam o compromisso do TCE-PI com a educação pública de qualidade e com o fortalecimento das políticas públicas por meio do diálogo e da cooperação interinstitucional.

 

   



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security