Sesapi vai instalar dispositivo para monitorar reprodução do mosquito Aedes no Piauí


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou nesta terça-feira (28) o segundo dia de capacitação de agentes de endemias para detecção, combate e controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus. Em Teresina, os agentes receberam orientações e participaram da instalação de Ovitrampas, dispositivos que monitoram a reprodução de mosquitos. A ação é parte de uma nova estratégia para controlar doenças transmitidas por esses vetores, como Dengue, Zika e Chikungunya.

As Ovitrampas são armadilhas que ajudam a verificar a densidade vetorial das fêmeas do Aedes, podendo ser instaladas em diferentes pontos das residências. “Essa capacitação introduz uma nova metodologia de controle do Aedes no Brasil. O Piauí foi contemplado com a implantação das Ovitrampas, que permitem medir a densidade vetorial nas áreas e monitorar os casos de dengue registrados nesses locais”, explicou Francisco Moraes, da Coordenação de Vigilância Sanitária.

Foto: Divulgação/SecomOvitrampa

Ovitrampa

Inicialmente, as armadilhas serão instaladas em 10 municípios piauienses prioritários, selecionados pela Coordenação de Epidemiologia da Sesapi. A iniciativa é efeito de uma parceria com o Ministério da Saúde.

Rogério Milkon, supervisor geral de Zoonoses de Teresina, destacou a importância do apoio da população. “É essencial que os moradores recebam os agentes para que possamos instalar as Ovitrampas e reforçar a vigilância dentro das residências, identificando e combatendo os focos do mosquito.”

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, enfatizou o impacto das parcerias e do treinamento dos agentes na prevenção de doenças. “Os profissionais capacitados irão atuar diretamente na redução dos casos de dengue no Piauí. As Ovitrampas são ferramentas fundamentais para identificar focos do mosquito e adotar estratégias mais eficientes de combate à doença”, afirmou.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security