Série documental sobre árbitros do futebol brasileiro estreia no sportv

Série documental sobre árbitros do futebol brasileiro estreia no sportv

Arnaldo Cezar Coelho é um dos homenageados na série documental “Homens de Preto”. (Crédito: Globo/ Divulgação)

Neste domingo, 6, o canal Sportv lançará a série documental “Homens de Preto”, que examina as carreiras de quatro árbitros brasileiros: Arnaldo Cezar Coelho, Armando Marques, José Roberto Wright e Romualdo Arppi Filho. A série é uma coprodução do Sportv com a Imaginar, e os dois primeiros episódios serão transmitidos consecutivamente a partir das 20h.

Dirigida por Fred Bahia, a série reconstitui as histórias dos árbitros através de imagens de arquivo e depoimentos exclusivos. A intenção é mostrar a responsabilidade envolvida em tomar decisões que podem alterar o destino dos jogos, destacando momentos chave em suas trajetórias. Por exemplo, Arnaldo Cezar Coelho e Romualdo Arppi Filho foram árbitros das finais da Copa do Mundo de 1982 e 1986, respectivamente. O projeto inclui testemunhos de figuras como Galvão Bueno, Casagrande, o maestro João Carlos Martins, Tino Marcos, e até familiares dos homenageados.

A série não hesita em abordar as controvérsias, erros e aspectos que geralmente ficam ocultos do público. “Foram 60 anos praticamente sem fim de semana. Sessenta anos que perdi aniversários de família, dos filhos e os meus próprios aniversários. O legado que deixo para essa nova geração é que eles respeitem e se façam respeitar”, destaca Arnaldo Cezar Coelho em um de seus depoimentos.

Além de abordar as carreiras dos árbitros, “Homens de Preto” investiga como as jornadas destes profissionais refletem uma sociedade em mudança, tocando em temas como inclusão, racismo, autoritarismo, vaidade e masculinidade. O objetivo é oferecer um retrato humano, político e cultural das figuras que desempenharam o papel de autoridades em campo.

Os dois episódios finais serão transmitidos na segunda-feira, 7, também às 20h. O primeiro episódio do domingo focará em Arnaldo Cezar Coelho, seguido por Armando Marques. Na segunda, os documentários serão sobre José Roberto Wright e Romualdo Arppi Filho. Cada episódio terá uma duração aproximada de 30 minutos.

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security