Semarh promove encontro com jornalistas e apresenta balanço de metas
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) promoveu, na tarde desta quinta-feira (12), um encontro com jornalistas, ocasião em que o secretário Daniel Oliveira apresentou balanço do ano de 2024 e falou das metas já cumpridas e as que devem ser alcançadas pela administração estadual. O evento aconteceu em um restaurante da zona leste de Teresina.
“A gente está muito feliz com o andamento dessas metas, como cada uma delas está sendo construída, e só tenho a agradecer ao governador pela confiança e como ele tem priorizado essa área ambiental. A expectativa é de mais compromisso e mais entregas, é o que a sociedade quer, cada vez mais resultados das ações de nós, que estamos na gestão pública”, declarou o secretário do Meio Ambiente.
O coordenador de Comunicação do Governo do Estado, Mussoline Guedes, destacou a importância de apresentar os resultados à imprensa, como forma de fazer chegar à população os serviços prestados pelo poder público.
“Esse é um momento de confraternizar, de celebrar o ano, as nossas conquistas, aquilo que a gente realizou e aquilo que a gente conseguiu mostrar para a população, divulgar de forma aprofundada”, afirmou Mussoline.
Metas alcançadas
Segundo o secretário Daniel Oliveira, das 14 metas ambientais apresentadas em campanha pelo governador Rafael Fonteles (PT), oito já foram cumpridas totalmente, e seis, parcialmente. Elas foram divididas em dois eixos: políticas públicas e gestão e serviços.
“Meio ambiente é prioridade do Piauí, e também é prioridade o desenvolvimento econômico. Todos sabem o quão o governador é dedicado a temática da atração de investimentos, e essa prioridade não pode fugir da prioridade ambiental, e cada dia mais o mundo está de olho nessa temática”, ressaltou o chefe da Semarh.
O secretário também enfatizou o aprimoramento da transparência sobre as ações da pasta. “Hoje o site da Semarh é o mais transparente do Brasil na área ambiental, em termos de didática”, completou.
Uma das ações de destaque é o programa PRO Verde, cuja meta é distribuir 4 milhões de mudas nativas e frutíferas nos municípios piauienses nesses quatro anos de mandato do governador Rafael Fonteles. Em quatro anos, foram distribuídos 2 milhões, o que significa que a meta está 50% cumprida.