Secitece articula parceria com Piauí para impulsionar soluções inovadoras em HealthTech
2 de maio de 2025 – 15:44
Encontro entre representantes da Secitece, Ebserh e Instituto Senai/FIEC do Piauí debate ações conjuntas para fortalecer startups voltadas à saúde
No último dia 22 de abril, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) recebeu representantes do estado do Piauí para dialogar sobre possíveis parcerias estratégicas na área de inovação em saúde, com foco em soluções tecnológicas voltadas ao setor de HealthTech. A reunião aconteceu na sede da Secitece e foi conduzida pela secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão.
Healthtech são empresas de tecnologia que aplicam inovações para melhorar a área da saúde, desde serviços de telemedicina a equipamentos médicos e gestão de dados. Elas visam tornar a saúde mais acessível, personalizada e eficiente para todos.
Participaram do encontro o chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde da Ebserh do Piauí, Ricardo Gomes de Queiroz, e o engenheiro de Software e Soluções Inovadoras do Instituto Senai de Tecnologia/FIEC do Piauí, Guilherme de Queiroz Lima. A pauta principal girou em torno da construção de parcerias voltadas para ambientes de validação de startups, desenvolvimento de provas de conceito (PoC), realização de eventos e aplicação de metodologias de aceleração de negócios com foco em escala.
A reunião faz parte de uma iniciativa do Hub Corredores Digitais, programa da Secitece voltado ao fortalecimento do ecossistema de inovação cearense, que busca aproximar instituições, empreendedores e investidores para alavancar negócios inovadores. “A expectativa agora é transformar as sinergias identificadas em ações concretas que aproximem ainda mais os ecossistemas de inovação do Ceará e do Piauí, promovendo soluções tecnológicas com impacto direto na qualidade de vida da população”, destacou a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Adeline Lobão.
De acordo com a coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Secitece, Sarah Monteiro, o diálogo representa um importante avanço para a inovação no Nordeste. “Esse encontro abre novas oportunidades para startups que desenvolvem soluções capazes de salvar vidas. É o tipo de colaboração que amplia horizontes e fortalece o ecossistema como um todo”, destacou.
O CriarCE, hub de inovação da Secitece, também esteve presente, representado por seu coordenador, Thiago Barros. Ele apresentou cases de sucesso e experiências de cooperação, como a recente parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, voltada ao desenvolvimento de protótipos voltados para o setor de saúde, e que resultou na criação do dispositivo AlertAlergo, para detecção de alergias.