Sead recebe comitiva de seis países lusófonos para conhecer modelo de saúde digital adotado no Piauí – pi.gov
A Secretaria da Administração do Estado do Piauí (Sead) recebeu, nesta terça-feira (3), a visita de representantes de seis países de língua portuguesa que estão no estado participando da Missão Piauí. A comitiva, formada por membros de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, veio ao estado para conhecer de perto os avanços promovidos na área da saúde com o uso da tecnologia, especialmente por meio do Programa Piauí Saúde Digital.
Durante a visita, os representantes internacionais estiveram no espaço Acolhe Servidor, mantido pela Sead, onde funciona uma das unidades do programa. No local, puderam conhecer o funcionamento da plataforma que já realizou mais de 608 mil atendimentos em todo o estado e está presente em 100% dos municípios piauienses.

Para o secretário da Administração, Samuel Nascimento, o reconhecimento internacional é reflexo do compromisso do estado com inovação e cuidado com as pessoas. “É motivo de muito orgulho sermos referência para outros países. O Piauí Saúde Digital é uma política pública que alia tecnologia, eficiência e acolhimento. Receber essa comitiva reforça o nosso compromisso em continuar avançando e compartilhando boas práticas”, destacou.
O programa oferece atendimento clínico 24 horas por dia, sete dias por semana, além de consultas com especialistas em áreas como Cardiologia, Neurologia, Ginecologia e Endocrinologia, entre outras.
O superintendente de Gestão de Pessoas da Sead, Garcias Guedes, ressaltou o papel do programa dentro da política de valorização do servidor e reforçou que a unidade pode ser usada por toda a população. “O Piauí Saúde Digital, dentro do espaço Acolhe Servidor, é também uma ferramenta de cuidado com quem cuida. É um recurso importante para promover qualidade de vida no serviço público. Além disso, é um programa que está disponível para toda a população”, afirmou.
A diretora de Atenção ao Servidor Público do Estado do Piauí (Ciaspi), Aline Melo, enfatizou a importância do acolhimento humanizado aliado à tecnologia. “A gente acredita que tecnologia e empatia precisam caminhar juntas. O nosso modelo mostra que é possível cuidar das pessoas com eficiência e humanidade, mesmo por meio de uma plataforma digital”, explicou.