Reunião dos conselhos consultivos discutem a preservação das Unidades de Conservação no Piauí


Os encontros, que contaram com a participação da presidente dos conselhos Arcanja Viana representando a Semarh e dos conselheiros(as) dos outros órgãos federais, estaduais e representantes da sociedade civil, os órgãos governamentais e especialistas, debateram temas cruciais para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de cada região.

A Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Rio Longá sediou sua reunião entre os dias 14 e 16 de fevereiro. As discussões se concentraram em ações que incluem projetos de conservação de recursos hídricos e o fortalecimento da participação comunitária na gestão da unidade. A preservação dos recursos hídricos desta região, vital para o abastecimento de diversas comunidades, foi um ponto central das deliberações.

Entre os dias 17 e 18 de fevereiro, foi a vez do Parque Estadual Serra de Santo Antônio, localizado em Campo Maior, realizar a sua reunião. Os conselheiros discutiram estratégias para o turismo sustentável na região, buscando conciliar a visitação com a preservação da rica biodiversidade e das paisagens únicas do parque. A proteção da fauna e flora local, assim como a mitigação dos impactos ambientais do turismo, foram temas relevantes.

Na APA da Cachoeira do Urubu, os dias 19 e 20 de fevereiro foram marcados pela primeira reunião ordinária do Conselho Consultivo. Os participantes se debruçaram sobre o manejo dos recursos hídricos, a prevenção do desmatamento e a conservação da biodiversidade na área. A preservação das nascentes, essenciais para o equilíbrio ambiental da região, foi o foco principal do encontro.

Por fim, no Parque Estadual Cânion do Rio Poti nos dias 21 reunião em Juazeiro do Piauí, dia 22 reunião em Castelo do Piauí e visita técnica in loco no PES Cânion do Rio Poti em Buriti dos Montes. As discussões giraram em torno da construção do plano anual de trabalho do conselho para contribuir com desenvolvimento de Governança sustentável, econômico e social na Unidade de conservação com ênfase na gestão de visitantes e na preservação do patrimônio geológico e cultural do PES do Cânion do Rio Poti.

O encontro buscou definir estratégias para conciliar a valorização do potencial turístico da área com a proteção do meio ambiente, explicou a Coordenadora de Projetos Socioambientais e Presidente dos conselhos Arcanja Viana.

Arcanja ressalta ainda que a participação ativa dos Conselhos Consultivos e seus conselheiros(as) é fundamental para garantir a transparência, a efetividade das ações de conservação e o desenvolvimento sustentável do estado. Os resultados e decisões tomadas durante esses encontros serão decisivos para o futuro dessas áreas protegidas”, finalizou.



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security