Quantas substituições podem ser feitas no futebol? Entenda como funciona

Desde 2020, em virtude da pandemia, houve uma mudança nas regras de substituições no futebol. O limite anterior de até três substituições, com uma adicional durante a prorrogação, foi ampliado para permitir cinco substituições por partida. Essa mudança foi implementada como resposta à pandemia.

No entanto, essa nova regra introduziu um critério: são permitidas até cinco substituições, mas o jogo pode ser interrompido para isso apenas três vezes ao longo da partida, excluindo o intervalo. A possibilidade de uma alteração extra na prorrogação continua válida.


O que ocorre se uma equipe realizar 6 substituições no futebol?


Se uma equipe acidentalmente realizar seis substituições em uma partida, poderá enfrentar sérias repercussões. Isso acontece porque o regulamento estipula um máximo de cinco substituições, além de uma adicional em situações de concussão ou na prorrogação.

Sendo assim, uma equipe que realizar uma substituição extra, contrariando as normas, pode enfrentar penalidades que incluem até mesmo a anulação do jogo pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).


Como funciona a nova regra de substituições no futebol?


De acordo com a nova regra de substituições no futebol, cada equipe pode efetuar até cinco alterações, com interrupção do jogo em no máximo três ocasiões. Adicionalmente, o regulamento permite uma mudança extra em casos de concussão.

Dessa forma, se um jogador sofrer uma concussão, será permitido que o time prejudicado faça uma substituição a mais, assim como o adversário, independentemente das substituições já realizadas, evitando que alguma equipe se beneficie da situação.


Um jogador substituído pode voltar ao jogo?


Em uma partida de futebol, um jogador que é substituído não pode retornar ao jogo, mesmo em uma prorrogação ou durante os pênaltis.

Diferentemente de esportes como basquete e vôlei, onde atletas podem reintegrar-se ao jogo após serem substituídos, no futebol essa possibilidade não existe.

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security