Quadrilha usava moradores de rua em fraudes milionárias contra bancos no Piauí


As investigações da Polícia Civil do Piauí permitiram aos policiais identificar que os alvos da Operação Personagens, deflagrada nesta sexta-feira (04) nas cidades de Parnaíba, Luís Correia (PI) e Imperatriz (MA), utilizavam imagens de moradores de rua para confeccionar documentos com dados de outras pessoas, a fim de obter empréstimos e benefícios previdenciários de forma fraudulenta.

O delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, explicou que com isso o grupo lograva êxito nos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

Foto: Divulgação/SSP-PIColetiva de imprensa da Secretaria de Segurança

Coletiva de imprensa da Secretaria de Segurança

“Por que ‘personagens’? Porque os líderes dessa organização criminosa elegiam pessoas, os laranjas, e montavam o personagem, pegavam dados de alguém que tem crédito no sistema financeiro, um cidadão que tem o nome limpo e montavam um documento com o rosto da pessoa de rua recrutada, que recebia uma comissão para participar do golpe”, afirmou Anchieta Nery.

Segundo o delegado Abimael Silva, que também participou da investigação, essas pessoas recrutadas, além de fornecer as fotos para confecção dos documentos, também cediam a imagem para a verificação em duas etapas, exigida pelas instituições bancárias. “Esse personagem, além de fornecer a fotografia para o RG falso, também fornecia a imagem para o reconhecimento facial, para autenticação de abertura de contas digitais e para contratação de empréstimos consignados de forma online. Essa foi uma brecha que eles encontraram em alguns sistemas bancários”, frisou o delegado.

A operação visou o cumprimento de 27 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão em Parnaíba, Luís Correia, além de cidades do Maranhão e na Itália, onde se encontra um investigado. Até o momento, 20 pessoas foram presas.

O investigado, que se encontra na Itália, teve o nome inserido na Difusão Vermelha da Interpol.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security