Promotor denuncia acusado de se passar por estudante de Medicina da UniFacid para aplicar golpe


O Ministério Público do Estado do Piauí denunciou à Justiça, no dia 4 de abril, o estudante Daniel Rodrigues Torres Mendes, pelo crime de estelionato qualificado mediante fraude eletrônica. Segundo a ação, o acusado se passava por uma estudante de Medicina da UniFacid, com o intuito de aplicar golpes.

O documento foi assinado pelo promotor José Eduardo Carvalho Araújo. A denúncia apontou que, em janeiro de 2023, Daniel estabeleceu contato com um homem de iniciais C. de S. B. N. pelo Instagram, por meio de um perfil falso, alegando ser Mirian Luna Bradley Allen Saito Noah, estudante de Medicina da UniFacid Wyden. Após manterem diálogos constantes, os dois iniciaram um relacionamento virtual.

Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do Estado do Piauí, MPPI

Ministério Público do Estado do Piauí, MPPI

Em virtude do namoro, o acusado, por meio de seu perfil falso, solicitava constantemente auxílio financeiro à vítima. “Ao acreditar na identidade da namorada cibernética, a vítima realizou diversas transferências bancárias para estabelecimentos do ramo alimentício indicados diretamente pela referida mulher”, consta trecho da denúncia.

Além disso, em fevereiro de 2024, a namorada virtual pediu que a vítima “comprasse um aparelho celular em favor de um amigo dela, chamado Daniel Mendes”. Em seguida, o acusado, passando-se como o amigo da namorada, se encontrou com C. de S. B. N. para receber o celular, modelo iPhone 13 Pro Max, no valor de R$ 5.339,88, e concluir o golpe.

Após a entrega do aparelho, a vítima não conseguiu mais se comunicar com o perfil de Mirian Luna. Em setembro de 2024, C. de S.B.N. desconfiou que poderia ter sido vítima de fraude e registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Investigação

Durante as investigações, os policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) conseguiram chegar ao dono do perfil falso mediante informações fornecidas pela empresa Meta. Daniel Mendes então foi localizado e confessou o crime em interrogatório.

Após a conclusão do inquérito, ele foi indiciado pela Polícia Civil.

Denúncia

Diante dos fatos, o Ministério Público denunciou Daniel Rodrigues Torres Mendes pela prática do crime de estelionato mediante fraude eletrônica, previsto no art. 171, § 2º-A, do Código Penal Brasileiro, na forma do art. 71.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security