Previsão de crescimento do crédito em 2025 reduz para 9%, alerta Febraban

Febraban indica desaceleração no crescimento do crédito e elevação da inadimplência em 2025

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou uma pesquisa que revela uma diminuição nas projeções de crescimento do crédito para 2025. Os bancos demonstram menos otimismo em virtude do aumento da taxa de juros e da expectativa de um leve crescimento na inadimplência ao longo deste ano. A grande maioria dos entrevistados (84,2%) acredita que a velocidade de crescimento dos empréstimos começará a desacelerar já no primeiro semestre.

Ajuste nas Previsões

A deterioração das condições macroeconômicas no final de 2024 fez com que os bancos revisassem suas expectativas de crédito para 2025. De acordo com a pesquisa mais recente, a expansão da carteira de crédito deverá atingir 9%, uma redução em relação à estimativa anterior de 9,3%, que foi feita em novembro. Essa nova previsão indica um arrefecimento em comparação ao crescimento esperado para 2024, que era de 10,5%.

Inadimplência em Alta

Além da diminuição nas previsões de crescimento do crédito, a pesquisa da Febraban também sinaliza um aumento na taxa de inadimplência. A expectativa é que a taxa de inadimplência da carteira livre chegue a 4,7% até o final de 2025, em comparação aos 4,5% projetados para 2024. Segundo Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, o cenário desfavorável para a inadimplência em 2025 demanda uma análise minuciosa da situação das famílias, bem como das micro, pequenas e médias empresas em meio ao novo ciclo de elevação das taxas de juros.

A pesquisa da Febraban, realizada a cada 45 dias, representa as opiniões de 19 bancos e destaca a preocupação com os efeitos dos juros altos na inadimplência no Brasil.

Fonte: Divulgação

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.