Prefeitura cria grupo de trabalho para enfrentar as chuvas intensas

Canal de Comunicação Entre Gestores é Estabelecido pelo Grupo

A Prefeitura de Teresina formou um grupo de trabalho focado em ações preventivas e reativas a eventos climáticos extremos, como a forte chuva do dia 3 de janeiro, que provocou quedas de árvores, interdições de vias e alagamentos em várias áreas urbanas da cidade.

Foto: Reprodução

O grupo, que inclui representantes de órgãos públicos municipais e estaduais, além da concessionária de energia Equatorial, estabeleceu um canal de comunicação exclusivo entre seus gestores. A distribuidora de energia irá usar dados da Climatempo para alertar com até 72 horas de antecedência sobre chuvas fortes, ventos e raios.

A meta é que, com as informações meteorológicas disponíveis até três dias antes de um evento climático severo, sejam implementadas medidas preventivas, ações de resposta rápida às pessoas afetadas e estratégias para minimizar os impactos das chuvas intensas.

O grupo é composto pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Defesa Civil, Segurança, Meio Ambiente, as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e Rural (SDR), a Eturb, o Corpo de Bombeiros e a Equatorial Piauí.

Vicente Moreira, presidente da Eturb, destaca que as ações coordenadas resultarão em poda de árvores em risco ou que já caíram, realizadas pelo Corpo de Bombeiros; cortes de energia quando necessário, com restabelecimento rápido, priorizando hospitais e sinalização de trânsito; e poda de árvores não elétricas pelas SDUs. A Secretaria de Assistência Social garantirá atendimento imediato às pessoas vulneráveis.

A Strans irá estabelecer uma sala de situação, com equipes de plantão para uma pronta restauração dos sinais luminosos e agentes de trânsito para controle do tráfego. Além disso, o Centro de Controle e Operações (CCO) contará com um espaço dedicado para reuniões do grupo de trabalho.

A Eturb, através de sua Coordenação de Iluminação Pública, atuará como mediadora junto à Equatorial e outros órgãos, coordenando a poda, a limpeza de galerias e o recolhimento de resíduos.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil intervirá nas áreas afetadas, prestando o primeiro atendimento, enquanto a Secretaria de Segurança fornecerá apoio e proteção aos agentes municipais e realizará o controle nas áreas impactadas, com o objetivo de manter a ordem pública.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizará inspeções na arborização urbana para identificar intervenções necessárias, como podas e remoção de árvores que possam representar risco de queda.

Fonte: PMT

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.