Polícia Civil do Piauí deflagra operação em São Paulo e prende 7 acusados de estelionato digital


A Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Piauí, com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou três operações simultâneas — Illusio, Especulum e Falso Alerta — para combater crimes cibernéticos por meio do estelionato digital. As ações tiveram início na última quarta-feira (9) e foram intensificadas nesta quinta-feira (10), com o cumprimento de 20 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca. Até o momento, sete pessoas foram presas nas cidades de São Paulo e Guarujá.

De acordo com o delegado Humberto Mácola, as investigações apontaram que os alvos atuavam em estruturas criminosas especializadas, utilizando sites falsos de leilão de veículos e falsas centrais bancárias para enganar vítimas e aplicar golpes. No momento das prisões, os acusados estavam em plena atividade criminosa, com os sites fraudulentos ainda em funcionamento.

Foto: DivulgaçãoOperação da DRCI com alvos em São Paulo

Operação da DRCI com alvos em São Paulo

As medidas judiciais foram determinadas pelo juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos, nos autos dos inquéritos que apuram a prática do crime de estelionato (Art. 171 do CPB) em ambiente digital.

“A DRCI reforça que não existem fronteiras para a atuação da Polícia Judiciária, e que irá onde estiver o criminoso cibernético, seja em território local ou interestadual. Ações integradas como essa demonstram o comprometimento com a repressão qualificada aos crimes digitais”, frisou o delegado Humberto Mácola.

A Polícia Civil alerta a população para os riscos do ambiente virtual, especialmente ao acessar sites desconhecidos, aceitar ofertas muito vantajosas ou atender ligações de supostas instituições financeiras. Também adverte que emprestar ou alugar contas bancárias para terceiros pode configurar crime e gerar graves consequências civis e penais.

Ações contaram com a participação da DEIC CYBER/SP, GOE e da Delegacia de Polícia Civil do Guarujá.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security