PMT faz visita técnica e alinha ações emergenciais devido as chuvas
No último domingo (26), o prefeito de Teresina, Silvio Mendes, juntamente com equipes da Empresa Teresinense de Urbanização (ETURB), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), a Defesa Civil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM), fez uma visita técnica às áreas mais afetadas pelas intensas chuvas que atingiram a capital recentemente.
Prefeito, vice e secretários visitam áreas afetadas pela chuva na capital
A finalidade da visita foi avaliar os estragos provocados pelo temporal, identificar as principais necessidades da população e elaborar estratégias para diminuir os efeitos enfrentados pelos moradores. Entre os problemas observados estavam alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e danos à infraestrutura da cidade.
“Estamos colaborando com a Equatorial, que aumentou o número de equipes para prevenir danos causados por grandes quedas de árvores. Já iniciamos a remoção de árvores mortas na Avenida Frei Serafim e planejamos substituí-las por espécies mais seguras, como oitis e carnaúbas”, explicou o prefeito Silvio Mendes.
As áreas mais impactadas abrangem os bairros das zonas Sudeste e Leste, onde foram registradas quedas de árvores sobre ruas, veículos e residências, além de pontos alagados. Durante a visita, as equipes técnicas mapearam as áreas críticas e estabeleceram um cronograma para as ações emergenciais.
Preocupação com ventos e colaboração com a Equatorial
Arquelau Amorim, assessor da presidência da Equatorial, destacou que os ventos fortes foram um fenômeno atípico em Teresina, superando a capacidade prevista para a rede elétrica. “Isso resultou em queda de árvores que frequentemente atingem a rede elétrica, criando áreas de risco. Em conjunto com a Prefeitura, estamos atuando para oferecer uma resposta rápida à população”, afirmou.
Ações de emergência em curso
A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, continua monitorando as áreas mais vulneráveis e respondendo a ocorrências relacionadas à chuva. As equipes da ETURB e das SDUs estão focadas na remoção de entulhos e limpeza das vias, enquanto a SEMAM avalia os danos ambientais e o impacto na arborização urbana.
O secretário municipal da Defesa Civil, coronel José Nunes, ressaltou a importância da colaboração entre os órgãos municipais e estaduais para enfrentar esses desafios. “Estamos trabalhando de forma integrada para garantir uma resposta rápida e mitigar os impactos sobre a população”, declarou.
Emergências e Contato
A Prefeitura de Teresina orienta os cidadãos a contatar a Defesa Civil pelo número (86) 99514-2250 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 para emergências relacionadas às chuvas.
Com ações coordenadas, o município está empenhado em restabelecer a segurança e minimizar os efeitos das chuvas que afetaram a cidade.
Fonte: Portal AZ