Piauí registrou em 2024 o maior número de mortes por dengue nos últimos 10 anos


O Piauí registrou, em 2024, o maior número de mortes por dengue da última década. Segundo dados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o estado contabilizou 21 óbitos e mais de 11 mil casos confirmados da doença. Ainda conforme o levantamento, 15.188 casos são considerados prováveis, e outras três mortes estão sob investigação.

Piauí registrou em 2024 o maior número de mortes por dengue nos últimos 10 anos

Mosquito da dengue- Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução/freepik

Teresina lidera a lista das cidades com maior número de casos confirmados, somando 5.113 registros, além de 6.803 casos prováveis. Em seguida, aparecem os municípios de Bom Jesus, com 1.731 casos confirmados, e Parnaíba, que registrou 498 casos. Outras cidades como Currais, Corrente, Bonfim do Piauí e Redenção do Gurguéia também figuram entre as localidades com altos índices da doença.

A chegada do verão, caracterizada por temperaturas elevadas e aumento no volume de chuvas, contribui para o crescimento dos casos de dengue. Esse cenário favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, que se desenvolve em locais com acúmulo de água parada.

O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Rivaldo Cunha, destacou que as condições climáticas do verão aceleram o ciclo de reprodução do vetor da dengue. “Durante o verão, nós temos dois fenômenos que estão diretamente associados com a biologia do Aedes aegypti: as elevadas temperaturas e um maior volume de água. Esses dois fatores, juntos, contribuem para acelerar a proliferação do vetor, encurtando, inclusive, aquele período entre ovos e mosquito adulto”, explicou.

De acordo com Cunha, a intensificação da atividade biológica do mosquito durante essa estação do ano resulta em um aumento de pessoas infectadas. “Ao intensificar a atividade biológica do mosquito, temos um maior número de pessoas sendo infectadas, porque há um maior número de mosquitos nesse período”, concluiu.

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Whatsapp

Siga nas redes sociais





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.