Piauí reconstrói rodovia pi-240 entre Uruçuí e Jerumenha
O governo do Piauí, por meio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), iniciou a obra de reconstrução da PI-240, rodovia que liga as cidades de Uruçuí e Jerumenha, um trecho de 111km por onde passam, principalmente, o transporte de cargas de produtos do agronegócio. O governador Rafael Fonteles visitou a obra, na tarde desta sexta-feira (13), acompanhado do diretor-geral do órgão, Léo Sobral.
A rodovia está sendo totalmente alargada na extensão de um metro em cada margem. O investimento é de R$ 51.292.699,46, com recursos próprios do Estado.
Temos um grande tráfego de carretas entre Antonio Almeida e Uruçuí. A PI-240 vai até Jerumenha passando por Marcos Parente. São cerca de 110km, dos quais 40km serão feitos totalmente do zero. E os outros 70km com restaurações e uma capa de revestimento. A PI-240 vai ser toda refeita de uma ponta a outra, desde o entroncamento da PI-247 até Jerumenha, na BR-135, disse o governador.
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
Além do alargamento e reconstrução da camada asfáltica, o projeto prevê sinalização horizontal com pintura de faixas e tachas refletivas, e sinalização vertical com placas e pórticos. A obra representa uma importante solução de mobilidade e fomento à economia local, além de servir de acesso entre os municípios de Uruçuí, Antônio Almeida, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Landri Sales, Guadalupe e Jerumenha. Esta rota diminui cerca de 23km o percurso de quem vem de Floriano para Uruçuí.
Até novembro deste ano queremos entregar a obra para a população, dada a importância estratégica para o setor agrícola, para o escoamento da soja, do milho e de todas as culturas produzidas aqui. No primeiro trecho, entre Uruçuí e Antonio Almeida, estamos fazendo com material para dar maior resistência, durabilidade e segurança, já que trafegam aqui caminhões muito pesados, explicou Léo Sobral.
TRÁFEGO DE CAMINHÕES
O governador ressaltou ainda que não será mais permitido tráfego de caminhões acima do peso. “Se tiver, vão sofrer as penas da lei. Já acionei o secretário de Segurança, Chico Lucas, para fazer operação policial para impedir qualquer carreta com peso acima do permitido porque aqui é dinheiro público, quem paga é a população através dos impostos, e não podemos estar refazendo essa PI a cada três ou quatro anos por causa da imprudência de alguns”, alertou.
O prefeito de Antonio Almeida, Marcelo Toledo, comentou que o investimento reforçará a infraestrutura que serve à economia da região. “Essa obra na rodovia é a base para o desenvolvimento das indústrias da nossa região, com o milho, a soja, o calcário”, finalizou.
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