Piauí deve se tornar um dos maiores produtores de cacau do Brasil | Ari Carvalho


O CACAU É NOSSO O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, recebeu nesta quinta-feira (15) o diretor seccional da Cooperativa Cooper Cacau 1000, para os estados do Piauí e Maranhão, Luiz Alberto Santos da Silva. 

O objetivo do encontro foi discutir o projeto Cacau do Cerrado, que prevê a implantação de 20 mil hectares de cacau em diversos municípios piauienses, visando o fortalecimento e diversificação agrícola, implantando o Portal do Cacau a Pleno Sol no Estado, tendo o município de Teresina como a referência e a Capital do Cacau.

O QUE ACONTECEU:

“Queremos transformar a cultura familiar do nosso Estado. Temos no Piauí total viabilidade para isso. Nossa terra e o nosso clima são propícios à produção do cacau e vamos incentivar”, contou Abreu.

“Com a previsão de dois anos no máximo, já estaremos sendo referência na produção do cacau, transformando a vida daqueles que querem investir neste projeto, possibilitando um acréscimo da renda e da geração de emprego”, enfatiza.

R$ 12 BILHÕES POR ANO

A expectativa é que no primeiro ano sejam implantados 1.000 hectares de plantação de cacau, sendo 500 em parceria com o Governo do Estado e 500, através da iniciativa privada. 

O projeto deve gerar 63 mil empregos diretos e 88 mil indiretos, criando oportunidades de trabalho e renda para agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores. 

A expectativa é que a produção do cacau gere uma receita anual de R$ 12,83 bilhões por ano. 

“Uma equipe técnica da Sada esteve visitando há duas semanas o nosso centro de mudas em Riachão das Neves, na Bahia, onde puderam conhecer a tecnologia que desenvolvemos do cacau a pleno sol”, detalhou

“É uma tecnologia que permite produzir cacau em áreas não tradicionais. Estou no Piauí, apresentando ao secretário Fábio Abreu, essa tecnologia, apresentando dados de resultados positivos, ressaltando que já existem empresários interessados em vir para o Piauí para produzir cacau. O Estado tem condições de dobrar o PIB agrícola”, afirma Luiz Alberto.

VISITA À BAHIA

Durante a visita na Bahia, os técnicos puderam acompanhar todo o processo produtivo, desde o plantio até a comercialização, de uma cultura que vem transformando a paisagem agrícola da região. 

Em pouco mais de seis anos, a área cultivada com cacau a pleno sol no oeste da Bahia já se aproxima de mil hectares, mostrando um potencial crescente de expansão. 

“O próximo passo do projeto é realizar o zoneamento produtivo e a  estruturação de um centro de mudas dentro do estado do Piauí”, finaliza Luiz Alberto.

Reunião com Fábio Abreu: Piauí será um grande produtor de cacau


*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Veja Também




Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security