Piauí desenvolve inteligência artificial em português e apresenta projeto ao governo Lula


247 – O governador do Piauí, Rafael Fonteles, apresentou à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o projeto SoberanIA, uma plataforma de inteligência artificial (IA) baseada em um modelo de linguagem de grande escala (LLM) totalmente em português. A iniciativa foi entregue como uma contribuição do estado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado pelo governo federal no ano passado. A apresentação ocorreu nesta quinta-feira (6) e faz parte do esforço do estado para ampliar a adoção da tecnologia em serviços públicos.

O projeto surge em resposta a um desafio lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio de 2023, quando incentivou pesquisadores e professores brasileiros a desenvolverem uma IA “100% em português”. Dois meses depois, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, o governo federal apresentou um plano com esse objetivo, que culminou no lançamento do PBIA, prevendo um investimento de R$ 23 bilhões até 2028. Agora, o Piauí busca consolidar sua participação nessa agenda com uma ferramenta que poderá ser utilizada por governos estaduais, municipais e empresas públicas.

Durante a apresentação, Fonteles ressaltou que a plataforma contará com um banco de dados de 100 milhões de palavras em português, garantindo autonomia e domínio sobre a tecnologia. Além disso, o estado já iniciou a capacitação de servidores públicos em inteligência artificial e incluiu a disciplina na grade curricular das escolas públicas. “Nosso objetivo é reduzir custos e melhorar os serviços prestados pelo governo. Hoje, 120 mil alunos da rede estadual estudam IA como parte do currículo escolar”, afirmou o governador.

Com formação em Matemática e mestrado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Fonteles destacou que a IA já vem sendo utilizada no Piauí em setores estratégicos, como a saúde. O estado é o único do Brasil com uma secretaria dedicada à inteligência artificial, que integra todos os dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O governador adiantou que pretende lançar oficialmente a ferramenta em um evento com a presença de Lula e da ministra Luciana Santos. “Queremos contribuir com o PBIA. Temos um time de especialistas da academia e startups que podem ajudar nessa construção”, afirmou.

Luciana Santos elogiou a iniciativa e reforçou a importância do PBIA para o país. Segundo a ministra, o plano federal é estruturado em cinco eixos e 31 ações que abrangem setores como saúde, agricultura, meio ambiente, indústria, comércio, educação e gestão pública. “O projeto de vocês é muito avançado e impressionante. Nós precisamos da ajuda de vocês também”, declarou.

A ministra destacou que a IA será um instrumento essencial para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao combate à fome e desigualdades, inclusão social e geração de empregos. “O PBIA vai colocar o Brasil de vez nessa corrida tecnológica, garantindo que tenhamos soberania sobre essas ferramentas. Estamos plantando hoje as sementes para o país do futuro”, concluiu.



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security