Piauí avança na formação de professores para o ensino de Inteligência Artificial nas escolas
O Piauí segue inovando na educação e deu início a mais uma etapa da capacitação de professores para o ensino de Inteligência Artificial (IA) nas escolas da rede pública estadual. Nesta fase, 21 docentes, um de cada Gerência Regional de Educação, estão sendo preparados como multiplicadores, responsáveis por orientar e apoiar outros educadores que atuarão com a disciplina de IA.
Esses docentes desempenharão um papel estratégico ao acompanhar e fortalecer a formação de novos professores, ampliando o alcance do programa por todo o estado. Atualmente, o programa SeducIA, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Unipampa, UFRGS e o Instituto Federal Farroupilha, já conta com 740 educadores em formação.

Seduc amplia formação de professores para ensinar IA
O Piauí é pioneiro nas Américas ao tornar a disciplina de Inteligência Artificial obrigatória na educação básica e a proposta vai além da introdução de uma nova matéria, pois busca modernizar o ensino, bem como preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo digital. Essa nova fase de formação é resultado do trabalho conjunto entre diversas instituições que possuem o objetivo de construir uma rede sólida e contínua de formação docente, promovendo o uso pedagógico da IA de forma crítica, criativa e contextualizada.
A capacitação está organizada em três módulos e prevê atualizações permanentes. Ao final do processo, os educadores ainda poderão participar de programas de aperfeiçoamento e especialização, consolidando a IA como parte integrada da rotina escolar, assim como o ensino da matemática ou da língua portuguesa.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a ousadia do projeto ao destacar que está sendo promovido “uma verdadeira revolução educacional e tecnológica, colocando nossos alunos e professores à frente do seu tempo”. Para ele, o maior mérito do SeducIA está na formação de educadores preparados para os desafios do futuro.