OPA Piauí se torna referência em participação popular na gestão pública – pi.gov


O Orçamento Participativo Digital do Piauí (OPA) tem chamado a atenção de outros estados e se consolidado como referência em participação popular na gestão pública. Um exemplo desse reconhecimento é a visita técnica do secretário executivo de Orçamento Participativo de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, Moisés Xavier, à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em Teresina. O objetivo da visita foi conhecer de perto a experiência do OPA Piauí e aprimorar o modelo que será implementado no município pernambucano a partir de 2026.

Durante a visita, o secretário do Planejamento do Estado do Piauí, Washington Bonfim, apresentou toda a metodologia do OPA, explicando suas etapas, regulamentação, processo de cadastramento e votação, investimentos, indicadores e principais ações já executadas nos municípios piauienses de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

“Para nós da Seplan, é uma alegria ver que estamos sendo referência para outros estados com uma ferramenta que fortalece o diálogo entre governo e comunidade, permitindo que a população participe ativamente da definição dos investimentos públicos. Além disso, essa troca de experiências com outras cidades e estados nos ajuda a aprimorar ainda mais o nosso OPA”, destacou o secretário.

O secretário pernambucano também compartilhou detalhes sobre o ciclo do Orçamento Participativo de Cabo de Santo Agostinho, apresentando as ações, indicadores e ferramentas que estão sendo utilizadas para a execução do programa em 2026. Ele ressaltou a importância da experiência piauiense para o fortalecimento da participação social em sua cidade.

“O OPA Piauí é uma experiência fantástica, democrática e participativa, que vai agregar muito ao que estamos planejando para Cabo de Santo Agostinho. Queremos ampliar o envolvimento da população no planejamento das ações do município, e as diretrizes que estou conhecendo aqui serão fundamentais para a implementação e consolidação do nosso Orçamento Participativo”, afirmou Moisés Xavier.

Além dos encontros com a equipe da Seplan, a agenda do secretário pernambucano inclui reuniões com técnicos responsáveis pela gestão e planejamento do OPA Piauí, apresentações sobre a plataforma Colab – ferramenta digital utilizada no programa –, e diálogos com representantes de secretarias parceiras na execução do OPA, como a Secretaria de Relações Sociais (Seres), Secretaria das Cidades (Secid) e Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Criado em 2023, o OPA Piauí já se consolidou como um canal direto de participação cidadã na gestão estadual, reforçando o compromisso do Governo do Piauí com a transparência e a inclusão popular na definição dos investimentos públicos.



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security