O café está caro e os preços não devem cair tão cedo

Em 2024, o preço do café registrou uma alta de 40%.

Nos primeiros dias de janeiro, quem visitou supermercados em Teresina ou em qualquer outra cidade do Brasil notou que o aumento no preço do café persistiu. É cada vez mais difícil encontrar um café de torra forte – os mais populares – por menos de R$ 13 o pacote de 250 gramas.

Foto: © Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como uma cultura bianual, que apresenta colheitas maiores em uma safra e menores em outra, o café deve continuar sua tendência de alta até o primeiro trimestre de 2025.
As associações de produtores já avisaram que os preços subirão, atribuídos à redução na colheita devido a estiagens nas principais regiões cafeeiras do país. Assim, o café se junta à lista crescente de produtos agrícolas que são afetados pela chamada “inflação climática”.

Além da queda nas colheitas, o aumento do preço do café também está relacionado ao crescimento do consumo global. Na China, por exemplo, o consumo de café mais que dobrou na última década.

O café é a segunda commodity mais negociada em volume no planeta, atrás apenas do petróleo, com o Brasil liderando a produção, seguido pelo Vietnã. Em ambos os países, secas e inundações têm causado perdas significativas nas plantações de café.

Fonte: Portal AZ

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security