MP pede cancelamento de show da Calcinha Preta em Fartura do Piauí; prefeito chorou na TV ao falar da seca


O prefeito Orlando Costa chorou ao participar de uma entrevista ao vivo, no Bom Dia Piauí, falando sobre os efeitos da seca no município.

Banda Calcinha Preta (Foto: Edgar Souza/Divulgação)

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação ao município de Fartura do Piauí para o cancelamento do show da banda Calcinha Preta, anunciado como atração da festa de aniversário da cidade no dia 30 de abril. O pedido foi feito pela promotora Gabriela Almeida de Santana, da 2ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato.

Conforme o MP, a contratação do evento foi amplamente divulgada na mídia local, gerando preocupação diante do atual contexto enfrentado pelo município. Na terça-feira (8), o prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa (PT), chorou ao participar de uma entrevista ao vivo, no Bom Dia Piauí, falando sobre os efeitos da seca no município.

Na recomendação, a promotora de Justiça Gabriela Almeida destacou que Fartura do Piauí atravessa sérias dificuldades na prestação de serviços públicos essenciais, situação que tem motivado a tramitação de diversos procedimentos extrajudiciais na Promotoria, voltados à implementação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida da população.

O documento aponta que o Governo do Estado do Piauí, por meio do Decreto nº 23.699, de 2 de abril de 2025, reconheceu a situação de emergência em 129 municípios atingidos pela seca, incluindo o município de Fartura do Piauí.

“O próprio prefeito, em entrevista veiculada pela imprensa local, reconheceu os graves impactos da estiagem, relatando que os reservatórios de água estão completamente secos e que os pequenos agricultores perderam toda a produção agrícola”, relatou a promotora

Diante desse cenário, foi recomendada a suspensão da contratação da banda Calcinha Preta ou de qualquer outra atração que represente elevado gasto aos cofres municipais. A promotora também sugeriu que sejam tomadas as providências necessárias para a devolução aos cofres municipais de eventuais pagamentos já realizados aos referidos artistas.

A promotora acrescentou que recomendações semelhantes serão replicadas aos demais municípios que integram o território Serra da Capivara e também estão em situação de emergência, sendo todos municípios de pequeno porte e com demandas sociais urgentes.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.

Confira as últimas notícias: clique aqui! 

∴ Compartilhar





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security