Modernizado, aeroporto de Parnaíba terá voos para Fortaleza
A partir de setembro, o Aeroporto Internacional Prefeito Dr. João Silva Filho, em Parnaíba (PI), contará com voos diretos para Fortaleza (CE), operados pela Latam Airlines. A companhia oferecerá duas frequências semanais na baixa temporada e três na alta, fortalecendo a conectividade aérea no litoral do Piauí e impulsionando o turismo na Rota das Emoções.
O diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Latam Brasil, Eduardo Macedo, afirmou: “A nova rota trará mais oportunidades de negócios, turismo e integração regional, ao mesmo tempo em que amplia nossas opções de viagem com conforto e segurança”.
Para viabilizar a ampliação da malha aérea e melhorar a infraestrutura aeroportuária, o aeroporto recebeu um investimento de R$ 47 milhões. A obra foi inaugurada na segunda-feira (5) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles.
O ministro Silvio Costa Filho destacou: “Parnaíba está no centro da expansão econômica do Nordeste. Investir na infraestrutura aeroportuária é garantir mais empregos, turismo e desenvolvimento”.
A gestão do aeroporto é realizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio SBPB, formado pelas empresas Cedarwood Investimentos S.A. e TR Saeculum Participações LTDA. O contrato, com duração de 32 anos, prevê administração, operação e novos aportes, com expectativa de investimentos superiores a R$ 80 milhões.
– Publicidade –
Nova estrutura para passageiros e cargas
As obras incluíram a reestruturação do estacionamento, com 178 vagas, e melhorias no acesso ao terminal, como a construção de uma rótula de entrada. O interior do terminal foi reformado com novos banheiros, áreas de embarque e desembarque ampliadas, salas comerciais, praça de alimentação com 12 pontos, além de lojas, quadras esportivas, farmácia, academia e sala de reunião.
A acessibilidade foi reforçada com a instalação de elevador e cadeira escaladora. Na parte operacional, houve reforma da pista de taxiamento e do pátio de aeronaves, com nova sinalização, e ampliação dos serviços de segurança, com a criação da Segunda Companhia de Aviação de Policiamento Aéreo (CIOPAER) e a reestruturação da base do Corpo de Bombeiros.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, reforçou a importância da eficiência operacional para alavancar o modal aéreo regional, atrair negócios e investimentos aos municípios da região: “Nosso compromisso é com um aeroporto moderno e seguro, capaz de atender à crescente demanda da região”.
Integração logística de Parnaíba com ZPE e Porto Piauí
A construção de um terminal de cargas integrará o aeroporto à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba e ao Porto Piauí. A localização estratégica permitirá a movimentação de mercadorias para importação e exportação, como produtos farmacêuticos e itens de alto valor agregado.
Parnaíba é a segunda maior cidade do estado e referência na Rota das Emoções, que integra destinos turísticos no Ceará, Piauí e Maranhão. A nova infraestrutura visa impulsionar o setor de serviços, atrair investimentos e consolidar o município como hub regional de transporte aéreo e logística.
O governador Rafael Fonteles indicou que “tão importante quanto à inauguração da nova infraestrutura do aeroporto é a volta de voos comerciais aqui para o nosso estado. Em breve, teremos notícias de novas operações aéreas, com novas companhias aéreas aqui na Parnaíba, que é conhecida como a capital das rotas das emoções”.
Leia mais: Cabedelo amplia capacidade e se torna o 1º porto público com energia limpa