Mensagem de Lula ao Congresso Nacional cita ainda obras não realizadas no Piauí
A mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhada na segunda-feira ao Congresso Nacional, com 668 páginas, tem dez citações ao Estado do Piauí, entre elas duas sobre obras que não saíram do papel.

Jaicós
Ao falar sobre obras de infraestrutura hídrica, o documento sugere ter sido feita pactuação – com o governo estadual – para obra da Adutora de Jaicós, “planejada para suprir as necessidades por volta de 22 mil habitantes.”
No mesmo item, página 493 do documento, o relatório de gestão de Lula informa que “em novembro de 2024, foi assinada ordem de serviço para início das obras da Barragem Nova Algodões, no Piauí, que beneficiará em torno de 28 mil pessoas”.

Obra inacabada
Em novembro do ano passado, em visita à cidade, para os 190 anos de emancipação de Jaicós, o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) autorizou a Secretaria de Defesa Civil a adotar providências para implantação do sistema adutor no município, com investimento de R$ 112 milhões.
Incluída no PAC em agosto de 2023, a Adutora de Jaicós, se algum dia ficar pronta, vai levar àquela cidade água da barragem de Poço de Marruá, em Patos do Piauí.
A outra obra citada pelo presidente em seu relatório ao Congresso a Barragem Nova Algodões, no Piauí, está em execução, após ordem de serviço, assinada em 7 de novembro passado – quando se anunciou que sua conclusão se daria em dois anos.
Segundo o governo estadual, o investimento na construção dessa barragem é de R$ 240 milhões, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Em janeiro deste ano, a obra da barragem estava em fase de escavações as fundações e coleta de amostras de rocha e areia destinadas à confecção do concreto, que será submetida a rigorosas análises em laboratório, para confirmação da qualidade dos materiais.
Fonte: Portal AZ