Matrículas na educação especial aumentam 44% no Piauí
O número de matrículas na educação especial da educação básica no Piauí apresentou um crescimento expressivo entre os anos de 2022 e 2024. Segundo dados do Censo Escolar 2024, divulgados na quarta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), o estado registrou um aumento de 44,21% no número de estudantes matriculados nessa modalidade de ensino nos últimos três anos, passando de 27.999 em 2022 para 40.378 em 2024.

Matrículas na educação especial aumentam 44% no Piauí.
Com um total de 40.378 alunos matriculados na educação especial em 2024, os dados revelam a seguinte distribuição por tipo de deficiência ou condição específica: 48% são estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 44% com deficiência intelectual, 6,9% com deficiência física, 2,0% com deficiência auditiva e 0,7% com surdez.
A pesquisa, conduzida anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação, escolas públicas e privadas, traça um panorama detalhado da educação básica em todo o país.
Dados gerais da educação básica no Piauí
Além do crescimento na educação especial, o Censo Escolar 2024 mostra que o Piauí possui cerca de 830 mil matrículas na educação básica. A maioria está na educação regular, com aproximadamente 716 mil alunos, incluindo 155 mil na educação infantil (64 mil em creches e 91 mil na pré-escola), 430 mil no ensino fundamental e 130 mil no ensino médio. O estado também conta com cerca de 100 mil matrículas na educação profissional e 88 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Quanto à localização, a maior parte dos estudantes está na zona urbana, com cerca de 654 mil matrículas, enquanto a zona rural responde por aproximadamente 174 mil.
Investimentos em educação especial
Para acompanhar esse avanço nas matrículas e garantir melhores condições de ensino, o Governo do Piauí anunciou em março deste ano um investimento de R$ 49 milhões em um novo programa voltado para a inclusão educacional. O Programa de Educação Especial Inclusiva é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid).
O objetivo do programa é promover o acesso e a permanência com aprendizagem de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação nas escolas da rede estadual. As ações previstas incluem a universalização de salas de recursos multifuncionais, a alocação de professores especializados em Atendimento Educacional Especializado (AEE), formação continuada para profissionais, acompanhamento pedagógico e a construção ou ampliação de centros de AEE.
De acordo com o secretário estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o programa pretende criar uma escola adaptada a diferentes públicos. “É importante que este programa possa chegar a todos os alunos com deficiência matriculados nas escolas estaduais, que é uma das metas do governador Rafael Fonteles”, afirmou o secretário.
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