Lula quer que projeto da Universidade do Futebol englobe mais esportes
Na quinta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou ao ministro do Esporte, André Fufuca, que o projeto federal para a criação da Universidade do Futebol inclua também outras modalidades esportivas. Para Lula, essa universidade esportiva colocará o Brasil em uma posição de destaque global.
“Vamos discutir com os ministros do Esporte e da Educação para tomarmos decisões em conjunto. Creio que uma Universidade do Esporte é essencial. Isso mostrará que, apesar de não sermos um país rico, temos orgulho, amor e dignidade, e não devemos nada a ninguém”, afirmou durante a cerimônia de renovação do contrato de patrocínio da Caixa com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O ministro Fufuca mencionou que o projeto deve ser apresentado à presidência em cerca de 15 dias. A proposta considera utilizar a infraestrutura de uma universidade federal já existente para abrigar a nova instituição de ensino.
“Não estamos falando da construção de um novo prédio. Nossa intenção é utilizar uma universidade que já funcione, criando polos em todo o Brasil”, detalhou Fufuca.
Conforme o ministro, o projeto também contará com a participação do Ministério da Educação, onde será discutido na próxima semana. “Esta universidade se concentrará na formação de árbitros, técnicos e outros profissionais especializados em diversas modalidades esportivas”, acrescentou.