Jogos Olímpicos de 2028 terão pela 1ª vez 16 equipes femininas de futebol, número superior ao de masculinas
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, em uma reunião do conselho executivo realizada na última quarta-feira (9), a aprovação do programa de atletas e do número de eventos para os Jogos Olímpicos de 2028. A equidade de gênero foi destacada como uma das prioridades do comitê, orientando a definição do total de vagas para atletas e a distribuição de provas por modalidade.
Uma das principais inovações será a inclusão de 16 equipes no futebol feminino, superando o número do masculino, que terá a participação reduzida de 16 para 12 seleções.
O programa olímpico de 2028 apresentará cinco novas modalidades previamente confirmadas: críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash.
Além disso, diversas modalidades passarão a contar com novas provas. Na natação, por exemplo, serão incorporadas disputas de 50 metros em todos os estilos, como livre, costas, peito e borboleta. Em comparação, nas Olimpíadas de Paris 2024, o programa contemplava apenas os 50 metros livre.
As provas mistas também serão ampliadas, englobando categorias adicionais como atletismo, arco e flecha, golfe, ginástica, remo, corrida de velocidade na praia e tênis de mesa, nas quais homens e mulheres competem juntos na mesma equipe.
No polo aquático, o número de equipes femininas aumentará de dez para doze, igualando-se ao número de equipes masculinas.
No basquete 3×3, que estreou nos Jogos de Tóquio em 2020, o número de equipes passará de oito para 12 por gênero. Além disso, o boxe feminino contará com uma nova categoria de peso, acima de 80 kg.
Com essas alterações, estima-se que cerca de 10.500 atletas participem dos Jogos, sendo 5.333 mulheres e 5.167 homens. Ao todo, 351 eventos estão programados, 22 a mais do que em Paris 2024, que terá 329 eventos. Desses, 161 serão dedicados ao gênero feminino, 165 ao masculino e 25 estarão competindo de maneira mista.