Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon destacando o papel do estudante como protagonista na criação digital – pi.gov


Na manhã desta terça-feira (24), o Seduckathon 2025 deu início ao ciclo de palestras com uma fala inspiradora do engenheiro de software e cofundador da Alura, Guilherme Silveira. Diante de centenas de estudantes da rede pública estadual, ele abordou o tema “Jornada Tech: Olimpíadas, Criatividade e Inovação”, destacando como a escola pode ser o espaço onde jovens deixam de apenas consumir tecnologia para se tornarem protagonistas na criação digital.

“Um evento como o Seduckathon muda a relação do estudante com o celular e o computador. Ele entende que pode criar, programar, inovar, dominar a tecnologia, e não ser dominado por ela”, destacou Guilherme.

Foto: João Pio

Com mais de 18 anos de experiência como educador e desenvolvedor, Silveira é uma das principais vozes da educação tecnológica no Brasil. Sua palestra provocou reflexões profundas sobre a formação de talentos nas escolas públicas, a cultura da experimentação e o pensamento computacional como linguagem do século XXI.

“Se queremos transformar a relação do Brasil com a tecnologia, precisamos começar dentro da escola pública. É lá que estão os talentos que vão criar soluções, empresas, games, softwares e robôs. Eventos como este mostram que isso é possível”, completou o palestrante.

Foto: João Pio

A atividade reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) com uma escola que prepara os estudantes para o futuro do trabalho. Em 2025, o estado universalizou as Escolas de Tempo Integral integrada à Educação Profissional, apostando em cursos técnicos em desenvolvimento de sistemas, programação de jogos e disciplinas inovadoras como IA, robótica, empreendedorismo e educação financeira.

“A escola pública do Piauí já é um laboratório de inovação. Com o Seduckathon, mostramos que nossos estudantes estão prontos para criar, competir e transformar realidades aqui e em qualquer lugar do mundo”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Washington Bandeira.

Foto: João Pio

O Seduckathon é o maior hackathon de escolas públicas do mundo. A iniciativa promove desafios de tecnologia e empreendedorismo, mentorias com especialistas, oficinas práticas e premiação com intercâmbios educacionais para 130 estudantes e 26 professores da rede estadual. O evento acontece até o dia 26 de junho, no Theresina Hall.



Via Governo do Piauí

Nelcy Calado

Nelcy Calado é jornalista e escritora, com muitos anos de dedicação à palavra e ao poder da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security