Governo do Piauí começa a analisar propostas do Orçamento Participativo


Começou, nesta semana, a etapa de análise de viabilidade técnica das entidades e propostas cadastradas no Orçamento Participativo Digital – OPA 2025-2026. Neste momento do programa, os dados coletados na primeira fase estão sendo organizados e avaliados com atenção, incluindo as 1.311 propostas de obras e serviços enviadas por 564 entidades e associações comunitárias dos municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.

A análise é feita por equipes técnicas, que avaliam os dados das associações e entidades, como documentação, e viabilidade de execução das propostas, ou seja, se elas são possíveis de serem realizadas dentro do orçamento do programa e com os recursos disponíveis. Também são analisados critérios como: clareza da descrição da proposta, adequação à área temática escolhida, justificativa para sua execução e ausência de equipamentos semelhantes já existentes na região indicada.

Foto: Divulgação/AscomEquipes técnicas analisam propostas do Orçamento Participativo

Equipes técnicas analisam propostas do Orçamento Participativo

Esse trabalho técnico está sendo realizado na plataforma Colab Gov, da GovTech Colab, parceira tecnológica do OPA. “É por meio dessa plataforma que acontece todo o fluxo do programa, desde o cadastramento das entidades e propostas até a análise técnica. Todo o sistema opera com tecnologia da AWS (Amazon Web Services), referência mundial em segurança digital, o que garante proteção total aos dados e transparência em todas as etapas”, explica Enia Menezes, diretora de Orçamento Participativo Digital.

Durante essa fase, os técnicos podem propor ajustes nas propostas para torná-las viáveis, sempre respeitando os critérios estabelecidos. “Os técnicos estão em campo, indo nas comunidades, conferindo metragem dos locais sugeridos nas propostas, para averiguar se são exequíveis. É um processo minucioso. Propostas que apresentem falhas técnicas, descrições imprecisas, incompatibilidade com a área temática selecionada ou que prevejam serviços já existentes na região poderão ser consideradas inviáveis”, ressalta Enia Menezes.

A análise segue até o dia 30 de junho. A partir de 4 de julho, terá início a etapa de votação popular, quando a população poderá escolher as propostas que deseja ver realizadas. Poderão votar todas as pessoas com 16 anos ou mais que tenham CPF, escolhendo uma única proposta, de qualquer município participante.

A votação será feita de forma simples e acessível, por meio do site do OPA, via WhatsApp, pelo Aplicativo Colab, ou ainda em vans itinerantes que circularão por pontos estratégicos de cada cidade. As propostas mais votadas serão incluídas no orçamento estadual e transformadas em obras e serviços reais a partir de 2026, garantindo que a vontade popular se torne ação concreta.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security