Governador Rafael Fonteles oficializa convênio para gestão da hidrovia do Rio Parnaíba
O governador Rafael Fonteles (PT) e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram nesta segunda-feira (5) um convênio que transfere ao Estado do Piauí a responsabilidade pela administração da hidrovia do Rio Parnaíba. A oficialização do acordo ocorreu durante a inauguração do novo cais do Porto do Piauí, em Parnaíba.
Com a assinatura, o Governo do Estado passa a ser responsável pela exploração, operação e manutenção da hidrovia, incluindo os atracadouros. Já o Ministério de Portos e Aeroportos ficará encarregado de acompanhar a execução do convênio e autorizar eventuais concessões ao setor privado.
Rafael Fonteles oficializa convênio para gestão da hidrovia do Rio Parnaíba
“É um dia muito importante para a história do Piauí. Estamos realizando investimentos estratégicos no setor portuário, hidroviário e também no fortalecimento da aviação regional. Tudo isso é fundamental para o desenvolvimento do estado”, afirmou Rafael Fonteles.
Durante o evento, o ministro Silvio Costa Filho destacou o pioneirismo do Piauí no processo de descentralização da gestão hidroviária. “A hidrovia do Rio Parnaíba será a primeira hidrovia estadualizada do Brasil. O porto de Luís Correia é extremamente estratégico, pois vai gerar empregos, renda e movimentar a economia do estado”, afirmou.
Ainda durante a visita, o governador e o ministro participaram da inauguração da primeira fase das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Parnaíba, que também integra o conjunto de investimentos em infraestrutura realizados na região.