Governador do Piauí, Rafael Fonteles, assume a presidência do Consórcio Nordeste querendo ampliar ações concretas para a regão


Para este ano, entre os temas urgentes, segundo Fonteles, está trabalhar a transição energética, o mercado de crédito de fomento e a segurança


Publicado em 05/02/2025 às 20:14
| Atualizado em 05/02/2025 às 20:15



Google News

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assumiu a presidência do Consórcio Nordeste, em ato realizado nesta quarta-feira (5), em Brasília. “Assumo a presidência do Consórcio Nordeste com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que tem fortalecido a nossa região e integrado os nossos estados”, disse ele. A cerimônia contou com a presença de ministros do governo Lula, governadores e governadoras da região e presidentes de entidades como a Caixa Econômica Federal e a Sudene. 

Para este ano, entre os temas urgentes, segundo Fonteles, está trabalhar a transição energética, o mercado de crédito das instituições públicas de fomento, a segurança pública, o financiamento da saúde, a educação em tempo integral e a educação profissional e técnica.

PARCERIA FEDERAL

Entre os presentes, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, da Fazenda, com quem o Consórcio Nordeste assinou um Acordo de Cooperação do Plano de Transformação Ecológica (PET), que tem como objetivo promover o crescimento econômico da região Nordeste por meio da promoção de investimentos sustentáveis, disse que a região tem, o seu olhar, a “atenção devida”. “Todo mundo na (ministério da) Fazenda está orientado para corrigir as desigualdades regionais. Assim teremos um País mais homogêneo do ponto de vista das oportunidades. Então é muito importante para nós olhar para as vantagens competitivas do Nordeste e efetivamente turbinar o desenvolvimento da região, o que beneficia a todo o Brasil”, declarou Haddad.

Além de Fernando Haddad, estiveram presentes no ato de posse do presidente Rafael Fonteles os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; das Comunicações, Juscelino Filho; do Desenvolvimento Social e Agrário, Paulo Teixeira.

Também participaram da posse os presidentes da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes; do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros; do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; da APEX-Brasil, Jorge Viana; da Sudene, Danilo Cabral; da Embratur, Marcelo Freixo; do Sebrae, Décio Lima; da Ebserh, Arthur Chioro; da Embrapa, Silvia Massruhá; e as senadoras Jussara Lima (PI) e Teresa Leitão (PE).

ASSEMBLEIA DO CONSÓRCIO

Durante a manhã desta quarta, os governadores e governadoras do Nordeste estiveram reunidos na 1ª Assembleia Geral do Consórcio Nordeste de 2025 para definir os temas prioritários que serão trabalhados neste ano para promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer a integração da região.

Na reunião ficou definida a reestruturação das subsecretarias e das Câmaras Temáticas do Consórcio, com o objetivo de aprimorar a eficiência operacional e o acompanhamento das agendas prioritárias, garantindo maior efetividade na execução das atividades e no fortalecimento das iniciativas regionais.

Os governadores e governadoras também definiram uma agenda internacional para 2025, que inclui iniciativas, eventos e parcerias no âmbito global, com objetivo de ampliar a visibilidade do Nordeste no cenário internacional, destacando o potencial da região e fortalecendo sua integração com outros países e organismos multilaterais.

LEVANTAMENTO PARA AÇÕES

Um levantamento de dados sobre financiamentos públicos federais no Nordeste, com foco nos recursos concedidos por instituições como o BNDES, Finep e o Fundo da Marinha Mercante, serviu de base para os governadores e governadoras traçarem os temos prioritários para o ano e as estratégias de ação.

“Estamos unidos em busca de soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. A integração entre os estados é fundamental para garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Nordeste, e seguiremos trabalhando para ampliar nossa visibilidade no cenário nacional e internacional”, afirmou o presidente do Consórcio Rafael Fonteles.

 

As atividades do Consórcio Nordeste aconteceram no auditório da sede do Banco do Brasil, em Brasília (DF).



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security