FUTEBOL. Há 40 anos morria Oreco, o único atleta natural de Santa Maria a vencer a Copa do Mundo
Por Pedro Pereira
Hoje, lembramos os 40 anos desde a morte de um ícone do futebol mundial de Santa Maria. Na quinta-feira (3), marcamos quatro décadas do falecimento de Valdemar Rodrigues Martins, carinhosamente apelidado de Oreco. Ele atuou como lateral-esquerdo e zagueiro e foi parte da seleção brasileira que conquistou a Copa do Mundo de 1958. Oreco é, até hoje, o único jogador originário de Santa Maria a participar desse prestigiado torneio.
Junto com Pelé, Oreco foi membro da equipe que levantou a taça pela primeira vez na Suécia, vencendo a seleção anfitriã em junho daquele ano. Embora tenha sido reserva do lendário Nilton Santos, amplamente reconhecido como um dos melhores laterais-esquerdos da história, o defensor gaúcho já havia alcançado sucesso com a seleção antes de sua experiência no Mundial.
Em 1956, dois anos antes da Copa do Mundo, Oreco foi titular na Seleção Brasileira que ganhou o Campeonato Pan-Americano no México. Infelizmente, ele não participou da Copa do Mundo de 1962, também conquistada pelo Brasil, devido a uma lesão. Em nível de clubes, jogou pelo Corinthians em São Paulo e foi pentacampeão estadual com o Internacional de Porto Alegre, em 1950, 1951, 1952, 1953 e 1955.
Nascido em 13 de junho de 1932, Oreco faleceu em 1985, aos 53 anos, em função de um infarto agudo do miocárdio, enquanto jogava uma partida de veteranos em Ituverava, São Paulo. Seu velório ocorreu no Parque São Jorge, sede social do “Timão”.