Diogo Jota e irmão serão enterrados no sábado no norte de Portugal
O funeral do atacante do Liverpool, Diogo Jota, e de seu irmão, André Silva, ocorrerá no sábado em Gondomar, próximo a Porto, às 10h locais (6h de Brasília), conforme noticiado pela agência Lusa. Em Wimbledon, o tenista Francisco Cabral quebrou a tradição do uniforme branco ao usar uma braçadeira preta em sinal de luto na sexta-feira (4).
O funeral de Diogo Jota, jogador do Liverpool, e seu irmão, André Silva, será realizado no sábado em Gondomar, arredores do Porto, às 10h locais (6h em Brasília), segundo informações da agência Lusa. Durante o torneio de Wimbledon, o tenista Francisco Cabral desobedeceu ao protocolo de vestimenta ao usar uma braçadeira preta em homenagem a Jota nesta sexta-feira (4).
Uma capela funerária estará disponível ao lado da igreja de Gondomar a partir desta sexta-feira, embora o horário da cerimônia ainda não tenha sido definido, já que os corpos dos irmãos ainda se encontram na Espanha, segundo a Lusa.
Diogo Jota, de 28 anos, era três anos mais velho que seu irmão, André, jogador do Penafiel, clube da segunda divisão portuguesa.
Ambos perderam a vida em um acidente de carro na província de Zamora, no noroeste da Espanha, na noite de quarta-feira. De acordo com a Guarda Civil Espanhola, o veículo “saiu da estrada” e pegou fogo em seguida.
Os jogadores estavam a caminho de uma balsa para a Inglaterra antes de iniciar a pré-temporada. Pai de três filhos, Diogo Jota havia se casado em 22 de junho e compartilhado fotos da cerimônia nas redes sociais.
A notícia de sua morte gerou uma onda de condolências em todo o universo do futebol, especialmente em Portugal e na Inglaterra.
Jota iniciou sua carreira no Gondomar Sport Clube, fundado em 1921, antes de se destacar no Liverpool.
Wimbledon
Na sexta-feira (4), Jota e seu irmão foram homenageados no torneio de Wimbledon. O tenista português Francisco Cabral usou uma fitinha preta durante sua partida de duplas como sinal de respeito.
Cabral recebeu autorização do All England Club para usar a fita preta, em uma exceção ao rigoroso código de vestimenta do torneio.
Ele comentou que estava a caminho do torneio quando foi informado sobre o acidente e descreveu Jota como “um ídolo, um ícone, uma pessoa extremamente boa”.
“Ele foi uma grande inspiração para mim”, afirmou Cabral, depois de ser derrotado em sua partida. “Só desejo o melhor para sua família e espero que encontrem conforto”, acrescentou.
O britânico Neal Skupski, torcedor do Liverpool, também planejava usar uma fita preta durante sua partida na quinta-feira, mas decidiu não fazê-lo, mencionando que talvez a utilize nos próximos dias.
Tragédia
Mohamed Salah, atacante do Liverpool, expressou na sexta-feira (4) que se sente “assustado” ao retornar ao clube após a morte de Diogo.
“Estou completamente sem palavras. Até ontem, nunca imaginei algo que pudesse me assustar ao voltar após as férias”, lamentou Salah em suas redes sociais. “Quando perdemos um companheiro assim, torna-se difícil aceitar.” Ele deixou seus pensamentos e orações para a esposa e os filhos de Diogo, bem como para seus pais.
Parte da equipe do Liverpool estava programada para se apresentar ao centro de treinamento nesta sexta-feira para testes físicos pós-férias, mas o retorno foi adiado para segunda-feira após a trágica notícia.