Diálogos pelo Piauí chega a Picos com serviços gratuitos e ações voltadas à infância


Começou nesta sexta-feira (11), no município de Picos, a primeira edição do Diálogos pelo Piauí, projeto promovido pelo Governo do Estado que oferece serviços públicos gratuitos e estimula a participação cidadã em todo o território piauiense. A ação segue até sábado (12) e conta com a presença de representantes de 15 órgãos estaduais, além de 23 prefeituras da região.

A programação ocorre em dois locais: no Complexo Esportivo da Cohab, onde são oferecidos atendimentos diversos à população, e no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que no sábado será palco das oficinas de revisão do Plano Plurianual (PPA) e da plenária final com o governador Rafael Fonteles e a equipe de governo.

Um dos grandes destaques da programação é a Carretinha da Saúde, iniciativa do Pacto pelas Crianças do Piauí, que leva atendimentos especializados em oftalmologia, odontologia e fonoaudiologia para crianças de forma itinerante. Somente em 2024, a unidade móvel já realizou mais de 16 mil atendimentos em diferentes regiões do estado, garantindo acesso a serviços essenciais de saúde infantil.

O Pacto pelas Crianças do Piauí, política pública transversal do Governo do Estado voltada à garantia dos direitos da primeira infância, marca presença com uma série de ações voltadas ao público infantil. Além da Carretinha, estão previstas oficinas de leitura e pintura, exposição do kit mobília creche, e um espaço informativo sobre programas como o Cadastro Único, o Criança Feliz e a regionalização do acolhimento familiar.

Durante os dois dias de atividades, o público também conta com cursos profissionalizantes, emissão de documentos, vacinação, atendimento da Carretinha da Saúde, todos com acesso gratuito.

Diálogos pelo Piauí seguirá por outros territórios de desenvolvimento ao longo do ano. As próximas edições já estão confirmadas e devem contemplar novas regiões, fortalecendo a articulação entre Estado e municípios e levando políticas públicas diretamente à população.



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security