Defesa Civil monitora municípios do Piauí em alerta de chuvas intensas


Com constantes alertas de chuvas intensas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Defesa Civil do Piauí reforçou o monitoramento dos municípios para minimizar riscos de desastres naturais. Utilizando tecnologias como satélites, plataformas de predição e contato direto com gestores municipais, o órgão busca identificar possíveis alagamentos, inundações, vendavais e deslizamentos.

Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, o trabalho inclui monitoramento remoto e presencial. “Temos, por exemplo, cidades com dificuldades para escoamento dessas águas. Com esse risco, utilizamos duas estratégias: monitoramento remoto por meio de instrumentos, e monitoramento presencial quando é demandado pelo município para envio de equipe técnica para visita de verificação de risco”, explicou.

Foto: Divulgação / Governo do PiauíWerton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil

De acordo com o Governo do Estado, a fiscalização das barragens ocorre por meio de informações da Agência Nacional de Águas, Idepi, Dnocs e Codevasf. Já o volume dos rios é acompanhado pelo Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), que mede o nível das águas e indica quando um rio atinge a cota de atenção, alerta ou inundação. Além disso, satélites meteorológicos e radares auxiliam na previsão das chuvas, permitindo quantificar volumes e variáveis como tempo e temperatura.

A Defesa Civil informou que a comunicação com os municípios ocorre via grupos de WhatsApp, garantindo informações em tempo real. Novas tecnologias, como o Waze, também são utilizadas para alertar motoristas sobre rodovias bloqueadas, e o serviço de alerta por SMS, em que moradores cadastrados recebem notificações sobre riscos na região.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security