Corpo de Bombeiros registrou mais de 4 mil atendimentos no Piauí em 2024


Entre janeiro e dezembro de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) registrou um aumento no número de ocorrências atendidas em comparação ao ano passado. Segundo dados da Central do Comando Operacional de Bombeiros (COB), o total de ocorrências chegou a 4.645, sendo 1.174 incêndios florestais e 1.562 incêndios urbanos.

Novo posto do Corpo de Bombeiros em Oeiras – Foto: ASCOM

Em 2023, no mesmo período, o CBMEPI registrou 3.079 ocorrências, com 539 incêndios florestais e 809 urbanos. A variação no número de ocorrências está ligada às condições climáticas do Piauí, além das diferentes naturezas dos chamados, que incluem não só incêndios, mas também ações de resgate, salvamento e ações preventivas.

De acordo com o comandante-geral do CBMEPI, coronel José Arimatéia Rêgo, o aumento nos atendimentos em 2024 em relação ao ano passado, estimado em cerca de mil e quinhentos atendimentos a mais, é resultado de vários fatores, entre eles o uso de novas tecnologias e a melhoria na estrutura do Corpo de Bombeiros.

Desde o início de 2024, o CBMEPI passou a utilizar o sistema Sinesp CAD, central de atendimento e despacho do Governo Federal, que promove a integração entre as forças de segurança pública. Esse novo sistema tem contribuído para a organização e agilização no despacho das ocorrências, melhorando a resposta dos Bombeiros nas situações de emergência.

Os dados do CBMEPI de janeiro a dezembro de 2024 são os seguintes:

  • Incêndios Florestais: 1.174 ocorrências

  • Incêndios Urbanos: 1.562 ocorrências

  • Total de Ocorrências: 4.645 atendimentos

Com o novo sistema, é possível gerar e contabilizar todas as ocorrências atendidas pelos sete Grupamentos dos Bombeiros espalhados pelo Piauí, o que trouxe praticidade, e apresenta os seguintes resultados do período do primeiro dia do mês de janeiro até o dia primeiro de dezembro de 2024:

Teresina:

Parnaíba

  • 21 Ações preventivas

  • 11 Resgates

  • 21 Incêndios Florestais

  • 05 Incêndios Urbanos

Picos:

Floriano

  • 47 Ações preventivas

  • 37 Resgates

  • 91 Incêndios Florestais

  • 298 Incêndios Urbanos

Piripiri

  • 02 Ações preventivas

  • 09 Resgates

  • 11 Incêndios Florestais

  • 11 Incêndios Urbanos

Oeiras

São Raimundo Nonato

  • 14 Resgates

  • 74 Incêndio Florestais

  • 28 Incêndios Urbanos

Receba Notícias do Lupa1 pelo Whatsapp
Whatsapp

Siga nas redes sociais





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.