Confira o ranking da pobreza nos Estados brasileiros; Piauí tem o menor índice do NE
O governador Rafael Fonteles comemorou publicamente, nesta semana, os avanços do Piauí no enfrentamento à pobreza. Segundo ele, o estado alcançou a menor taxa de famílias abaixo da linha da pobreza entre os estados do Nordeste, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP).
De acordo com o levantamento, o Piauí ocupa a 15ª posição nacional no ranking dos estados com menor percentual de famílias em situação de pobreza, com 4,17%. Esse é o menor índice da região Nordeste.
RESULTADO DE POLÍTICAS DE LONGO PRAZO
Fonteles atribui os bons resultados à continuidade de políticas públicas focadas na redução das desigualdades sociais. Segundo o governador, o Piauí vem trilhando esse caminho desde 2003, durante a primeira gestão do ex-governador e ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. As ações foram intensificadas nos últimos anos com o apoio do governo federal, especialmente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
RANKING NACIONAL
O ranking divulgado pelo IBGE/CLP coloca o Rio Grande do Sul e Goiás nas primeiras posições, ambos com 1,57% das famílias abaixo da linha da pobreza. Apesar de não figurar entre os primeiros colocados no cenário nacional, o Piauí desponta como um dos estados nordestinos com maior avanço relativo.
A performance é especialmente significativa em uma região historicamente marcada por altos índices de desigualdade social e baixa renda familiar.
EFETIVIDADE DAS AÇÕES SOCIAIS
Para o governo estadual, os números são prova da efetividade de programas como o Pro Social, o Cartão Social e investimentos em educação, saúde e geração de emprego e renda. Além disso, a integração com políticas federais como o novo Bolsa Família e o PAC Seleções tem reforçado os esforços locais.
{{#news_items}}
{{/news_items}}