Com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Miss Piauí Gay Regional celebra 30 anos em União – pi.gov


A cidade de União-PI será palco no próximo dia 1º de maio, da edição 2025 do Miss Piauí Gay Regional, um dos concursos mais tradicionais e representativos da cultura LGBTQIAPN+ do estado. O evento acontece a partir das 19h, no Ginásio de Esportes “O Pindugão”, e celebra três décadas de história, arte e resistência. 

Marcando os 30 anos de trajetória, a edição deste ano promete ser especial, reunindo candidatas de diversas cidades do Piauí, como Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Barras, Esperantina, entre outras. A expectativa é de casa cheia, com forte presença do público local e visitantes de diferentes regiões do estado. 

Para o organizador do evento, Claudiomar Alves, o Miss Piauí Gay vai além do espetáculo visual. “Mais do que um desfile, o Miss Piauí Gay se consolidou como um projeto de impacto social, artístico e econômico, promovendo a visibilidade de artistas transformistas, drag queens e personalidades que enriquecem a cultura do nosso estado com talento e autenticidade”, afirma Claudiomar.  

Além de premiar a grande vencedora, o evento também abre portas para novos horizontes. A representante coroada em União irá defender o Piauí no Miss Brasil Diversidade 2025, que será realizado em São Paulo, levando consigo a força e pluralidade da identidade cultural piauiense para o cenário nacional. 

A realização do concurso conta com fomento do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), reforçando o papel do investimento público na promoção de eventos que ampliam o acesso à cultura, fomentam o turismo local e movimentam a economia criativa do estado. 

O secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, reforça o compromisso da Secult com a valorização da diversidade em todas as suas expressões. “Apoiar eventos como o Miss Piauí Gay é reafirmar que a cultura piauiense é plural, viva e feita por todas as vozes que compõem o nosso estado. A diversidade é um valor que enriquece a nossa identidade cultural e precisa ser promovida com respeito, investimento e visibilidade”, pontua o secretário.  

A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult) reconhece e apoia a importância de ações como o Miss Piauí Gay Regional, que colocam em evidência a diversidade, a inclusão e a arte como expressões fundamentais da nossa cultura.



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security