A candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 inclui também as cidades de São Paulo (SP), Belém (PA), Manaus (AM) e Salvador (BA), além do Maracanã, que sediará as competições de futebol masculino e feminino.
Uma das novidades é o estádio Mangueirão, em Belém, que não foi utilizado na Copa do Mundo de 2014 nem nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio.
A arena recebeu um investimento de R$ 500 milhões em 2023 e, desde então, já sediou jogos da seleção brasileira e a Supercopa do Brasil, disputada entre Botafogo e Flamengo.
De acordo com o dossiê da candidatura, a região Sul é a única que não será contemplada com o evento. Em São Paulo, a Neo Química Arena, do Corinthians, em Itaquera, foi escolhida para as competições. A lista também inclui a Arena da Amazônia, em Manaus, e a Fonte Nova, em Salvador.
O futebol será a única modalidade realizada fora de Rio e Niterói. O dossiê está em fase de finalização e deve ser entregue até a próxima quarta-feira (30) à Panam Sports, que é responsável pela escolha da sede. Além das cidades brasileiras, Assunção, no Paraguai, também demonstrou interesse em sediar o evento.
Conforme reportado pela Folha, Rio e Niterói estimam que os custos para realizar os Jogos Pan-Americanos de 2031 serão de R$ 3,8 bilhões, caso sejam escolhidos como sede. Esse orçamento não abrange as obras de infraestrutura urbana, como a construção da linha 3 do metrô e a expansão do VLT, que também foram prometidas como parte do legado do evento.