Campus Parnaíba terá mestrado voltado à formação de professores de Língua Portuguesa – pi.gov
A inclusão do campus de Parnaíba na Rede Nacional do Profletras é compreendida como parte de um processo mais amplo de expansão estratégica da pós-graduação stricto sensu. Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), professor Rauirys Alencar, a aprovação do mestrado profissional em Letras consolida um projeto institucional que tem como eixos a ampliação da pós-graduação e a interiorização do ensino superior público no estado do Piauí.
“É um projeto da gestão, não só a ampliação dos cursos stricto sensu da universidade, como a interiorização”, explica. Desde o início da atual administração, liderada pelo reitor Evandro Alberto, a Uespi conseguiu aprovar e implantar quatro programas de mestrado e dois de doutorado.
Dentre esses avanços, o Pró-reitor destaca que dois programas foram implantados no interior: o mestrado profissional em Física, em Piripiri e, agora, o Profletras, em Parnaíba. “Esse é o segundo curso da universidade a integrar a Rede Nacional, somando-se ao ProfHistória, que também já funciona no campus Parnaíba e que, inclusive, teve seu doutorado aprovado e com edital previsto para breve”, completa.
Segundo Rauirys Alencar, o significado da aprovação vai além da oferta de um novo curso. Representa uma mudança concreta no acesso à formação avançada em regiões distantes da capital. “É importante chegar porque a universidade tem essa função de incentivar, estimular o desenvolvimento do estado pela capacitação dos profissionais”, afirma. Ele reforça que o mestrado precisa estar próximo do seu público-alvo, especialmente quando este é formado por professores da educação básica, que têm rotinas de trabalho intensas e nem sempre conseguem se deslocar para centros maiores. “A gente sabe que programas como mestrado e doutorado requerem uma dedicação muito grande do aluno, e considerando que esse aluno também é professor, é importante que o programa se aproxime dele”, avalia. Para ele, esse é um dos pilares da política institucional: promover qualificação continuada sem excluir docentes que vivem e atuam no interior do estado. “O interior começa a se desenvolver também nessas questões”, pontua.
O pró-reitor também destaca que o fortalecimento da pós-graduação tem impacto direto na avaliação da universidade, tanto interna quanto externamente. “Esses programas impactam porque também impactam na pesquisa. A pesquisa anda muito junto da pós-graduação”, afirma. Ele lembra que, embora a iniciação científica na graduação tenha papel relevante, a presença de programas de mestrado e doutorado permite o desenvolvimento de pesquisas mais robustas, de longo prazo, com maior potencial de captação de recursos e de qualificação do corpo docente. “Quando o docente começa a ministrar aulas na pós-graduação, orientar dissertações e teses, ele se fortalece academicamente. Isso prepara a universidade para futuras propostas de novos programas, amplia a capacidade de produção científica e melhora os indicadores institucionais, inclusive os conceitos de cursos e os resultados no ENADE”, finaliza.