Avião cai em Ubatuba: o que se sabe sobre explosão de avião que deixou um morto e quatro feridos
Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas após um avião de pequeno porte tentar pousar em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.
No momento da manobra, de acordo com as informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a aeronave perdeu o controle e só parou ao chegar na areia da praia.
Segundo os bombeiros, três adultos e duas crianças estavam a bordo. Imagens publicadas nas redes sociais mostram o momento em que uma criança é retirada da aeronave, que ficou de cabeça para baixo após bater e capotar.
O piloto morreu. Ainda não havia informações sobre o estado de saúde das outras vítimas até a publicação desta reportagem.
O jatinho atravessou a cerca do aeroporto, cruzou uma praça, uma rodovia e explodiu quando passava ao lado de uma pista de skate localizada na faixa de areia e acabou na praia do Cruzeiro.
Crédito, Reprodução/ Camerite
Crédito, Francisco Trevisan
Karoline Burunsizian, capitã dos bombeiros e chefe de comunicação da equipe marítima, diz que as equipes chegaram e que todas as vítimas estavam dentro do avião. O piloto estava preso às ferragens.
“Quatro vítimas foram socorridas pelos bombeiros e pelo Samu. Pai e mãe conscientes e orientados. Crianças, um menino e uma menina, conscientes e desorientados, normal num acidente desse porte”, relatou.
Outra pessoa que estava na praia foi socorrida após sofrer uma fratura ao correr do acidente. Ela não foi atingida pela aeronave.
A Rede VOA, concessionária que administra o aeroporto de Ubatuba, informou que a aeronave prefixo PR GFS – modelo Cessna Citation 525 CJ1 – saiu do aeroporto municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas e tentou pousar em Ubatuba.
As condições meteorológicas no momento do pouso, segundo a Rede VOA, “eram degradadas, com chuva e pista molhada”.
A Rede VOA informou ainda, por meio de nota publicada no site da Prefeitura de Ubatuba, que o avião atingiu uma mulher e uma criança que caminhavam pela orla. Ambas estão vivas, segundo a concessionária, que não detalhou o estado de saúde elas.
Os feridos foram levados para a Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba e o corpo do piloto foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade vizinha de Caraguatatuba, também no litoral.
A Força Aérea Brasileira disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) deu início às investigações.
Por meio de nota, a Aeronáutica informou que “investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 4), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência”.
Durante as investigações serão usadas técnicas específicas para fazer a “coleta e a confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
Não há prazo para que as investigações sejam encerradas. A Aeronáutica informou apenas que “terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”.
Crédito, Francisco Trevisan