Adalgisa Moraes rebate prefeito e comprova que deixou abrigo infantil de Parnaíba estruturado
A ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e ex-primeira-dama de Parnaíba, Adalgisa Moraes Souza, rebateu a alegação de que as condições insalubres encontradas no Centro de Acolhimento Infanto Juvenil de Parnaíba (CAIP) são referentes ao tempo em que esteve á frente da pasta. Depois de inspeção realizada em fevereiro de 2025, a Defensoria Pública do Piauí ingressou com ação civil pública contra o município após constatar a permanência de irregularidades no funcionamento e tratamento dos acolhidos na CIAP, e pediu a interdição da unidade.
Em resposta, a Prefeitura de Parnaíba, atualmente chefiada pelo prefeito Francisco Emanuel, afirmou que os registros que mostram esgoto a céu aberto e sujeira no local são datados do ano de 2024, ou seja, antes da sua gestão, quando a pasta era comandada por Adalgisa Moraes. A declaração, entretanto, foi refutada pela então secretária, que disse ter entregue a casa em ótimo estado.
Ela ressaltou que a última inspeção feita pela Defensoria foi realizada em fevereiro de 2025, em um estado totalmente diferente do entregue. “Na nossa gestão conseguimos um prédio próprio da Prefeitura. Foram feitas as adaptações, tudo com recursos do município. Entregamos uma Casa de Acolhimento Infantil de Parnaíba como uma das melhores do Piauí, perdendo apenas para o de Teresina, que foi construído quando Mão Santa era Governador do Estado e eu, presidente do SERSE- hoje SASC. Sempre trabalhei com responsabilidade, contei com a colaboração de ótimas equipes e, graças a Deus, sempre tive força e coragem para enfrentar as perseguições e as calúnias”, declarou Adalgisa Moraes.
Nesse caso, a ex-secretária atribuiu à gestão do atual prefeito, Francisco Emanuel. “Nossa gestão foi marcada por compromisso, zelo e investimentos reais na proteção da infância. A situação atual é resultado direto da negligência da gestão que hoje tenta se eximir de sua responsabilidade”, reforçou a ex-primeira-dama.