33% dos piauienses usam carvão para cozinha


Com vinte anos sendo governador pelo PT, um em cada três domicílios do Piauí utiliza lenha ou carvão no preparo de alimentos.
No Piauí, 36,6% dos domicílios faziam uso de lenha ou carvão na preparação dos alimentos, o equivalente a um em cada três domicílios do estado em 2023, terceiro maior
indicador do país. São informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.
No Brasil, a média era de 15,2% dos domicílios que utilizavam lenha ou carvão para preparar os alimentos. Os estados com os maiores indicadores eram: Maranhão (46,3%), Pará (43,3%) e Piauí (36,6%). Por sua vez, os menores indicadores foram: Distrito Federal (2,4%),
Rio de Janeiro (2,8%) e São Paulo (3,0%).
Em 2023, o tipo de combustível mais utilizado no preparo de alimentos nos domicílios piauienses foi o gás, seja em botijão ou encanado, presente em 96,7% dos domicílios piauienses.
Na sequência, temos a energia elétrica, utilizada em 55,4% dos domicílios do estado; seguido da lenha ou carvão, em 36,6% dos domicílios; e outro combustível, em 0,1% dos domicílios.

É importante destacar que os domicílios brasileiros podem utilizar mais de um tipo de combustível, ao mesmo tempo, para o preparo de seus alimentos.
No Brasil, o tipo de combustível mais utilizado para o preparo de alimentos nos domicílios também era o gás, presente em 98,2% dos domicílios. Em seguida vinha a energia elétrica, em 51% dos domicílios; a lenha ou carvão, em 15,2% dos domicílios; e outro combustível em 0,1% dos domicílios.

Fonte IBGE





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.