Invicto, Botafogo encara o Atlético-MG pela 2ª fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Agência Botafogo
[email protected]
O Botafogo retorna aos gramados neste domingo (12) para enfrentar o Atlético-MG, às 21h, no Estádio José Lancha Filho, em Franca, na segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Segundo as regras da competição, esta fase é eliminatória. Em caso de empate após o tempo regulamentar, a decisão será feita através de cobranças de pênaltis.
O Tricolor se classificou na fase de grupos na liderança do Grupo 6, acumulando sete pontos – com duas vitórias e um empate. O Atlético-MG, por sua vez, ficou em segundo lugar no Grupo 5, com seis pontos – resultado de duas vitórias e uma derrota.
O desempenho do Pantera na fase inicial foi o melhor desde 2009, quando começou a participar do torneio de forma consecutiva.
Nas edições de 2015, 2017 e 2020, o Botafogo também conquistou sete pontos na fase classificatória, mas teve desvantagem no saldo de gols. Atualmente, o saldo é de sete gols, superando os cinco das edições anteriores.
Em 2015, o Tricolor foi vice-campeão, perdendo a final para o Corinthians. Em 2017, foi eliminado na segunda fase pelo Vasco, e em 2020, caiu nas quartas de final frente ao Internacional, que se sagrou campeão.
Para o duelo deste domingo, o técnico Alan Ribeiro poderá contar com os meio-campistas Guilherme e Erik. Guilherme retorna após cumprir suspensão pelo segundo cartão amarelo, enquanto Erik já se recuperou de uma lesão no pé.
HISTÓRIA
Botafogo e Atlético-MG se enfrentaram na final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1983, onde o clube mineiro saiu vitorioso por 2 a 1, em uma partida disputada no Pacaembu.
Na época, o Pantera contava com jogadores como Raí e Paulo Egídio em seu elenco.
No ano seguinte, o Tricolor enfrentou o mesmo adversário na fase de grupos e venceu por 2 a 0.