INMET emite alerta para chuvas intensas e baixa umidade neste natal no Piauí


Chuvas fortes e riscos de incêndios afetam 16 cidades no Natal e 96 com baixa umidade


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas climáticos para o estado do Piauí nesta segunda-feira (23/12). O primeiro alerta refere-se a chuvas intensas que devem atingir 16 municípios da região sudoeste até as 10h de quarta-feira (25/12), com precipitações de 20 a 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em um único dia. Além disso, ventos fortes de 40 a 60 km/h são esperados, com possíveis impactos como alagamentos, quedas de energia elétrica e descargas atmosféricas.

Foto: Reprodução/starline/Freepik/Imagem ilustrativaINMET alerta sobre previsão de chuvas fortes em várias cidades do Piauí neste Natal

INMET alerta sobre previsão de chuvas fortes e baixa umidade em várias cidades do Piauí neste Natal.

Entre os municípios afetados pelas chuvas intensas estão Bom Jesus, Corrente, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Curimatá e Avelino Lopes. O INMET orienta a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada e a não se abrigar sob árvores durante as tempestades, a fim de prevenir acidentes. O alerta para chuvas fortes abrange áreas com maior risco de alagamentos, principalmente em regiões mais vulneráveis.

O segundo alerta emitido pelo INMET é para a baixa umidade relativa do ar, que deve atingir índices entre 20% e 30% em 96 municípios, especialmente nas regiões sudeste, sudoeste e centro-norte do estado. Entre as cidades afetadas estão Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Santa Filomena e Ribeiro Gonçalves. A condição crítica da umidade pode gerar riscos como problemas respiratórios e incêndios florestais.

Para as regiões com baixa umidade, o INMET recomenda à população manter uma boa hidratação, evitar exposição prolongada ao sol e restringir atividades físicas intensas durante os períodos críticos, que se estendem até as 18h de hoje. 

Fonte: INMET





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.