Governo do Piauí reforça ações emergenciais para minimizar impactos das chuvas


As fortes chuvas que atingem o Piauí têm deixado centenas de famílias desabrigadas e exigido uma resposta do governo estadual. Em Picos, um dos municípios mais afetados, cerca de mil pessoas precisaram deixar suas casas. As ações emergenciais mobilizam equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e diversas secretarias estaduais para prestar assistência e minimizar os impactos dos alagamentos.

O governador em exercício, Themístocles Filho, acionou, nessa quinta-feira (16) um Gabinete de Crise para coordenar as ações. O grupo, que será oficializado por decreto, reúne órgãos como a Secretaria de Assistência Social (Sasc), Saúde (Sesapi), Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “A população está recebendo todo o apoio e é importante que o Estado, em parceria com a Prefeitura de Picos, estenda a mão para quem precisa”, afirmou o governador em exercício.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíGabinete de Crise durante reunião

Gabinete de Crise durante reunião

Além dos resgates em famílias, equipes de saúde reforçam medidas para evitar surtos de doenças causadas pela água contaminada. “Ainda não há eventos graves na área da saúde, mas as consequências podem surgir com a proliferação de doenças veiculadas pela água”, destacou o secretário da Sesapi, Antonio Luiz Soares. No setor social, a Sasc segue organizando abrigos e articulando a antecipação do Bolsa Família para os atingidos.

O Corpo de Bombeiros tem atuado no resgate da família em áreas de risco e no monitoramento da situação em Picos, Parnaíba e Santa Cruz dos Milagres. Segundo o comandante da corporação, coronel José Rêgo, desde o início das chuvas, 34 ocorrências foram atendidas. “Desde o início das chuvas estamos em Picos atendendo a população e retirando as famílias das áreas de risco. Além disso, equipes foram deslocadas para Parnaíba e Santa Cruz dos Milagres, que começam a registrar impactos das chuvas”, afirmou.

A população pode acionar emergências pelo telefone 190 (Polícia Militar), WhatsApp do Corpo de Bombeiros (86) 99429-7268 ou Defesa Civil do Estado (89) 9450-6787.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
This Site Is Protected By
Shield Security